RMVale

Taubaté: Indústria soma mais de 600 empregos gerados neste ano

Setor tem alta na cidade há 3 anos

Escrito por Meon

04 JUL 2025 - 15H00 (Atualizada em 04 JUL 2025 - 17H08)

Divulgação

O setor industrial de Taubaté soma 612 vagas de emprego geradas nos cinco primeiros meses de 2025. Esse acumulado é resultado de 3.504 contratações contra 2.892 demissões no período, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Há três anos, Taubaté mantém tendência de alta nos empregos na indústria. Em 2022, o município teve saldo de 255 vagas com carteira assinada no setor. Em 2023, foram 931 postos de trabalho e em 2024, a cidade registrou mais 921 empregos.

Para o secretário de Administração e Finanças do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Juarez Ribeiro, esse cenário é reflexo das políticas do Governo Federal. “Além disso, os acordos coletivos de trabalho, firmados pelo Sindmetau, contribuíram de forma positiva para o emprego na indústria.”

Juarez lembrou que os investimentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estão sendo fundamentais para alavancar a produção de indústrias estratégicas no Vale do Paraíba. “No início do ano, o Banco aprovou um financiamento de R$ 2,1 bilhões para a Embraer exportar 16 de aeronaves do modelo E-175 para a empresa norte-americana Republic Airways.”

O financiamento ocorre por meio do BNDES Exim Pós-Embarque e cobrirá uma parcela do investimento total da companhia aérea. As aeronaves serão entregues pela Embraer ao longo de 2025 e a Republic (importadora) assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, gerando divisas nessa moeda para o Brasil.

Reflexos

Segundo Juarez, esse modelo de financiamento estratégico multiplica as oportunidades de emprego em toda a cadeia produtiva. Em Taubaté, por exemplo, o aumento nas vendas e na produção da Embraer está se refletindo na Pan-Metal, empresa que atua com usinagem de peças, montagem de conjuntos e subconjuntos de aeronaves.

“A Pan-Metal está contratando profissionais para vários cargos. É, com certeza, resultado do aumento da produção da Embraer, já que a Pan-Metal é fornecedora da fabricante de aeronaves”, aponta Juarez.

A Pan-Metal divulgou que está com vagas para 14 funções: operador de CNC, torneiro, ajustador mecânico, aprendiz de produção, analista de produção, montador de conjunto e subconjunto de aeronaves, programador CNC, montador de ferramentas, técnico em mecatrônica, assistente de manutenção, aprendiz de qualidade, inspetor dimensional, assistente de logística e almoxarife.

A empresa estabeleceu requisitos gerais para os candidatos. Residir em Taubaté, Tremembé, Caçapava ou São José dos Campos. Ter ensino médio completo e cursos relacionados à vaga (Senai é um diferencial). E para aprendiz, ter entre 18 e 21 anos e reservista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.