O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu, na quarta-feira, 10, uma tutela cautelar que suspende os efeitos do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que havia cassado o mandato do deputado estadual José Bernardo Ortiz Monteiro Júnior (Cidadania), conhecido como Ortiz Junior, por infidelidade partidária.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
"Ante o exposto, defiro o pedido liminar para determinar a imediata suspensão dos efeitos do acórdão proferido pelo TRE/SP(...)até ulterior deliberação da matéria pelo Tribunal Superior Eleitoral, assegurando-se o exercício do cargo eletivo de deputado estadual pelo ora requerente, salvo se por motivo diverso estiver afastado."
Com a decisão, Ortiz retorna imediatamente ao cargo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), até que o recurso ordinário apresentado pela defesa seja julgado pelo TSE. O ministro determinou ainda a comunicação imediata ao TRE-SP sobre a medida.
A cassação havia sido confirmada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na sexta-feira, 11, prevendo a posse da suplente Damaris Moura (PSDB) já na segunda-feira, 14. O ato, assinado pelo presidente da Alesp, André do Prado (PL), foi suspenso com a liminar.
O processo contra Ortiz foi movido pelo PSDB e por Damaris, que alegaram infidelidade partidária. O deputado deixou o PSDB após as eleições de 2022, chegou a se filiar ao Republicanos em 2024 para disputar a Prefeitura de Taubaté, retornou ao PSDB em seguida, mas teve a refiliação considerada nula, e depois migrou para o Cidadania, partido da mesma federação.
O julgamento no TRE-SP, realizado em 1º de julho, terminou com placar de 4 a 3 pela cassação. Para o relator Rogério Cury, não houve justa causa para a desfiliação, entendimento seguido pelo presidente da Corte. Já a defesa de Ortiz argumenta que ele foi alvo de perseguição dentro do PSDB e que sua filiação ao Cidadania não desrespeita a representação da federação.
NOTA OFICIAL
O deputado estadual Ortiz Junior estava confiante no retorno para Assembléia Legislativa, pois sabe da legitimidade do seu mandato, sendo ele o primeiro suplente da eleição de 2022.
Ortiz Junior agradece a todos que confiaram nele e declara que seguirá com seu trabalho como deputado, em busca de melhor qualidade de vida para a população do estado de São Paulo, principalmente da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Nasa encontra evidências de vida antiga em Marte
Rover Perseverance encontrou rocha com sinais inéditos
Curiosidades sobre roupas usadas em momentos históricos marcantes
Peças as vezes são símbolos carregados de significado
SJC: Metalúrgicos da Embraer aprovam aviso de greve
Assembleia contou com 2 mil trabalhadores
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.