Por Marcus Alvarenga Em RMVale

Vacina da Febre Amarela acaba em São José e não há previsão de chegada

“Previsão da vacina só para a campanha”, diz Vigilância Epidemiológica

Vacina febre amarela.jpg

População pode ficar sem vacinas até o início da campanha, em 29 de janeiro

Reprodução

A Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos confirma que as doses de vacina contra a Febre Amarela acabaram nesta terça-feira (16) e não há uma previsão da chegada de novo lote até o início da Campanha de Vacinação, que foi antecipado para o próximo dia 29 de janeiro.  O anúncio foi feito no mesmo dia em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) incluiu a RMVale nas áreas de risco de infecção da doença.

“A previsão é que as vacinas só venham agora para a campanha. Nós aplicamos mais de 7 mil doses nos últimos dez dias, enquanto nos anos anteriores eram 400 doses por mês. Utilizamos as doses acumuladas, fomos pedindo mais e foram chegando, mas usamos todas, até algumas separadas para a campanha. Até pedimos um novo reforço, mas gora não virá mais”, declara a médica pediatra e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Teresa Cardoso.

Segundo a Secretaria de Saúde, somente nesta terça 925 pessoas foram imunizadas e a previsão era que os postos de saúde da Vila Paiva e do Jardim Telesperak realizassem a vacinação nessa quarta-feira (17), mas foram cancelados pela falta do medicamento. A orientação é que a população evite de viajar para áreas de risco e regiões de mata, e aguarde o início da vacinação da dose fracionada.

O risco é maior para as pessoas moram próximo da mata. Não é motivo de pânico. Se for ficar na cidade não há risco"

Teresa Cardoso Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos

“Para nós é interessante que a campanha venha antecipada. Hoje não temos mais doses de vacina, pois a procura foi muito grande. Quem ainda não se vacinou deve aguarda a campanha, mas deve se prevenir, evitando ir para áreas de risco. Se for, evitar entrar na mata, mas se entrar, utilizar muito repelente”, orienta a médica.

Mas a coordenadora destaca que para os moradores de São José, e vale para toda o Vale do Paraíba e Litoral Norte, que não há casos de Febre Amarela na região e não é necessário entrar em desespero.

“O Estado garante que até o fim do ano toda a população será vacinada. O risco é maior para as pessoas que vão ou moram próximo da mata, que devem ser priorizadas na vacinação. Não é motivo de pânico. Se a pessoa for ficar na cidade não há risco, é muito importante que todos se acalmem”, explica a doutora que ainda não possui uma certeza de como será o plano de vacinação durante a campanha.

“A gente não sabe quantas doses vamos receber, mas vamos ter seguir as orientações do Estado e ainda pode ter muita mudança. Provavelmente, deve começar na zona rural, onde tem maior perigo de ser infectado pelo vírus, como na região norte, em São Francisco Xavier, Buquirinha e outros bairros próximos de mata”, informa Cardoso.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um informativo na manhã desta terça-feira (16) incluindo o Estado de São Paulo e consequentemente a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte na área de risco da Febre Amarela. Mesmo reforçando que a região não possui casos, a Vigilância Epidemiológica declara que os turistas devem vir vacinados.

“Eles tem que ser vacinados 10 dias antes, o tempo que leva para a ativação da vacina”, diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos, Teresa Cardoso.

Leia MaisRMVale entra para área de risco de febre amarela da OMSSaúde confirma 35 casos de febre amarela no País desde julho, com 20 mortesSaúde treina técnicos da região para vacinação contra a febre amarela

Taubaté

Na segunda cidade mais populosa da região, as vacinas acabaram por volta das 10h30 desta terça-feira (16). Foram mais 400 doses que chegaram no início da manhã e já foram aplicadas em menos de duas horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Taubaté, foi feito um pedido para recebimento de novas doses, que deve ser respondido somente na manhã de quarta-feira (17). A orientação é que a população deve aguardar a resposta do Estado se devem ser envidas mais vacinas ainda esta semana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcus Alvarenga, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.