Por Marcela Camargo Em Opinião

Farinha branca refinada

Entenda os possíveis efeitos colaterais associados ao campeão dos comsumidores

Farinha Branca (Divulgação)

Processo do refino da farinha envolve produtos químicos que destroem os nutrientes

Divulgação

O carboidrato mais popular depois do arroz é o trigo, que é campeão dos consumidores. Durante séculos ele tem sido usado pra cozinhar é devido a produtividade de baixo custo e a versatilidade da farinha refinada, ele é utilizado em milhares de produtos ao redor do mundo. A alta ingestão de produtos derivados de trigo refinado é normalmente associados a alergias, peso excessivo e outros problemas de saúde, devido à falta de valores nutricionais do produto.

O processo do refino da farinha envolve produtos químicos e altas temperaturas que destroem as fibras, vitaminas e minerais presentes no gérmen de trigo. Como consequencial, temos um produto que é denso em calorias ( carboidratos), mas pobre em nutrientes.

Trigo refinado também é denso em energia, mas muito pobre em fibras. A ingestão de produtos com qualquer ingrediente refinado pode levar a constipação intestinal ( prisão de ventre) e complicações gastrointestinais. A falta de fibras, combinada com o elevado número de amido natural do produto, cria um tipo de alimento muito desafiador para nosso corpo digerir. As vezes, muito consumo de trigo, pode induzir a formação de gases, flatulência e dores abdominais, devido ao amido não digerido e proteínas encontradas em produto de trigo refinado.

Excesso de trigo só pode levar a elevados níveis de açúcar no sangue devido a natureza do produto ser puramente amido. Este grão é composto quase inteiramente de glicose, apresenta maior índice glicêmico que frutas e vegetais. Uma dieta que apresenta tais produtos só aumenta a produção de insulina e consequentemente causa ganho de peso.

Outro possíveis efeitos secundários associados a essa substância são:
Constipação
Inchaço
Gases
Diarreia
Letargia (perda temporária e completa de sensibilidade e movimento)
Fadiga
Alteração de humor
Desequilíbrio de açúcar no sangue

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcela Camargo, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.