Por Andressa Lorenzetti Em Brasil & Mundo Atualizada em 09 MAR 2020 - 16H31

Cantor e compositor Tuia grava clássicos da MPB e uma bela canção com Elba Ramalho

O artista de Jacareí tem colecionado grandes parcerias e projetos ousados

Divulgação/ Arquivo Pessoal
Divulgação/ Arquivo Pessoal
Cantor e compositor Tuia e Elba Ramalho


O novo trabalho do cantor e compositor do Vale do Paraíba, Tuia, traz várias versões surpreendentes de clássicos da música brasileira como de Espanhola Sá e Guarabyra, 14 Bis, Almir Sater, entre outros grandes artistas. Mas uma canção em especial certamente será um dos destaques do CD digital "Versões de Vitrola 1", apresentado ao público nesta sexta-feira (6).

A música "Céu", uma composição de Tuia, tem a participação de uma das cantoras mais respeitadas no meio artístico nacional, Elba Ramalho. A delicadeza do som e da letra, que soam como uma história de amor, certamente tocará os corações dos fãs e dos apreciadores da boa música, traz até mesmo uma elevação espiritual. Elba também já avisou nas redes sociais sobre a novidade. Um encontro perfeito entre duas gerações da MPB.

Rede Social
Rede Social
Mensagem publicada por Elba Ramalho em uma rede social


O Portal Meon bateu um papo com o cantor, nascido em Jacareí, confira.

Meon- Como surgiu essa parceria com a Elba Ramalho?

Tuia- Isso foi há 23 anos atrás, na época que eu tinha a banda Dotô Jeka, meu empresário era carioca e era amigo do empresário da Elba. A gente foi fazer um show no Rio e não sei porque não tinha bateria. Aí saímos correndo atrás para alugar a bateria e o empresário dela disse que ela tinha, porque ela toca, tem um estúdio também. Acabou que a Elba emprestou pra gente e eu fui buscar na casa dela. E ela foi super simpática. Foi aí que a gente se conheceu. Depois desses 20 e poucos anos, eu acabei mandando algumas músicas pro Alexandre, que é o empresário da Elba, pra ver se rolava dentro do disco dela. Só que o disco que ela fez era mais de forró raiz que não tinha muito a ver com o som que eu mandei. Mas eles curtiram muito uma música minha que chama "Céu". Aí eu tava para gravar uma música nova pro meu disco que chama "Versões de Vitrola" que na verdade são só versões de coisas que já gravei e de outros autores. Aí tive a ideia de regravar "Céu" e de repente ver se a Elba toparia, aí ela topou, deu super certo. Ela gravou a voz dela no Rio e eu gravei em São Paulo. Apesar das vozes serem super diferentes, os estilos, deu a liga.

Meon- Como foi a gravação da música?

Tuia- A gravação foi rápida, a gente gravou em dois dias e aí só a Elba que gravou no estúdio da casa dela, mixamos isso no terceiro dia. Quem gravou o acordeon, que é uma característica que a gente quis trazer pra música principalmente por causa do lance regional da Elba, foi o Adriano Magoo, que toca na banda do Zeca Baleiro.

Meon- Qual foi a inspiração para compor essa música?

Tuia- Eu compus no Rio, há uns dez anos, quando eu morava lá ainda. Foi um dia desses clássicos de verão carioca, que o dia tá lindo, a luz tá linda, e eu fiz a música, até mostrei para alguns amigos do estúdio da Som Livre. Eles acharam bonita, mas ela não tinha um refrão. Aí todo mundo falou que precisava de um refrão, aí nesse dia na praia me veio essa história do "eu, você e o céu", que é bem simples e acabou que a música fez todo o sentido depois disso, refrão que explode.

Meon- Como vai ser a divulgação?

Tuia- Vai ser feita a distribuição nas plataformas digitais, está sendo feita pela OneRPM, eu tenho um contrato exclusivo lá. Fora isso, nas redes sociais, a gente fez um lyric vídeo agora, mas a ideia é fazer um clipe mesmo, bacana. E a ideia também é que essa música vá para as rádios. Acho que tem tudo para emplacar também.

Meon- Você imagina a música "Céu" tocando numa novela, como na trajetória da Elba Ramalho?

Tuia- Um máximo né? Talvez seja o grande objetivo ter a música na grande mídia, tanto nas maiores rádios como numa novela. A questão só é fazer com que a coisa fure o bloqueio. O contato já foi feito, vamos torcer para que alguma novela tenha algum perfil desse tipo e a gente consiga entrar.

Meon- Quais são os seus projetos musicais, aliados à essa canção?

Tuia- Eu vou lançar um disco agora no final de março, começo de abril pela gravadora Kuarup. Como eu comecei a cantar esse repertório mais clássico, eu tive a ideia de fazer um disco com a minha cara e acabou rolando uma canção com o Kiko Zambianchi, tenho muita influência do rock nacional e pintou essa possibilidade de fazer, que foi super legal. Acabou que a música entrou no circuito das rádios grandes de MPB, me ajudou a ficar no Top 5 do prêmio Nova Brasil, como artista revelação. Também gravei "Linda Juventude" do 14 Bis com a participação da Ana Vilela que também entrou bem nas rádios e acabou rendendo vários shows junto com ela, que foram super legais. Acabei de gravar agora, uma música que não vai estar no disco, mas que vai sair em maio junto com um "mini doc" que a gente fez e um clipe, é uma música minha e do Guarabyra que se chama "Flores da Manhã", inédita e a gente acabou gravando junto, eu, ele e o Zeca Baleiro. Pretendo até o fim do ano gravar um disco novo de músicas inéditas minhas. Já tenho um disco praticamente pronto. Vai ser meu quinto disco de composições inéditas e tenho quase certeza que vai ser o mais legal de todos. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andressa Lorenzetti, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.