Por João Pedro Teles Em Brasil & Mundo

Mostra abre o baú do Raul e exibe peças raras do 'Maluco Beleza'

Exposição 'O Início, o Meio e o Fim' reúne mais de 80 itens do acervo do cantor

cinemascope_raul1

O mito sobrevive: exposição traz de capa a manuscritos do músico

Divulgação

Sabe aquele incauto que, vira e mexe, solta um esgoelado “toca Raul” até em festa de aniversário? Pois o figura, assim como os outros fãs do maior mito do rock nacional, têm, a partir deste sábado (1), o dever cívico de reviver a trajetória sideral do Maluco Beleza na maior exposição já feita sobre o músico: “O Início, o Meio e o Fim”. A mostra fica em cartaz no Vale Sul Shopping até o dia 16 e traz, além de curiosidades a respeito do cantor, nada menos do que 80 itens direto do baú do Raulzito.

O acervo reúne peças de valor inestimado para os fãs. A lendária capa utilizada na capa do disco “Krig-Há, Bandolo!” de 1973, o colete usado na gravação do clipe Gitã para o Fantástico, em 1974, manuscritos originais das canções clássicas, sapatinhos de bebê ou o primeiro violão são alguns dos itens que estarão em exposição gratuita no centro de compras.

Todo esse material foi reunido por um dos melhores amigos de Raul Seixas, e presidente de seu fã-clube, Sylvio Passos. Também músico, Passos conviveu intimamente com o cantor em seus oito últimos anos. Entre os perrengues e os delírios de dividir momentos inesquecíveis com uma metamorfose ambulante, o amigo acabou herdando absolutamente tudo o que Raul – não com tanto zelo quanto Passos – guardava.

As peças exclusivas são organizadas em ordem cronológica. Todas elas foram recebidas após a morte de Raul Seixas pela própria família de Raulzito e com o consentimento do astro.

“O papel do Raul Seixas no cenário artístico é singular.Foi o primeiro cantor e compositor a falar de maneira popular, direta, sobre temas nada populares como metafísica, filosofia, anarquismo… Soube como ninguém dar identidade ao rock nacional fundindo o ritmo americano a elementos culturais tipicamente brasileiros”, afirma Passos.

Bate-papo

Além de conferir todo o acervo do Maluco Beleza, os fãs do músico também terão a oportunidade de tirar as dúvidas sobre a intimidade do músico num bate-papo aberto com Sylvio Passos, mediado pelo jornalista Adriano Pereira. A conversa acontece na sexta-feira (7), às 19h.

O evento ainda conta com a apresentações do músico Lon Amorin, que toca uma seleção de peso de Raul Seixas. Serão dois shows: um na abertura e outro no encerramento da mostra. Ambos começam às 19h.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em Brasil & Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.