MCs apresentam álbum 'Rima é Imã - Volume 2' em show gratuito
Divulgação/Lorena Carvalho
Quando as energias criativas do jazz e do hip-hop se encontram, o resultado normalmente é um som tão ácido quanto sofisticado. Este é, felizmente, o caso da dupla de MCs Rato e Ralph, que se apresenta nesta quinta-feira (8), às 20h, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Bumbo e caixa, temperados com um looping de piano, saxofone ou trompete, formam uma base fina que sustenta os versos livres do rap da dupla taubateana.
Na apresentação, que faz parte do projeto Bar de Quinta, a dupla apresenta o novo trabalho ‘Rima é Imã – Volume 2’. Neste segundo volume, os taubateanos exploram um pouco mais os samplers e acrescentam elementos à crueza do primeiro volume.
“A gente continua com uma influência muito forte do jazz, mas também estamos flertando com uma ideia de cultura pop, com umas colagens de vozes de séries de desenhos animados das antigas, formando um lance mais underground, mais ‘sujo’ do que o primeiro álbum”, afirma Ralph.
A divisão de tarefas da dupla é simples, Rato é o cara das batidas, Ralph afina as rimas. A influência do jazz é coisa antiga entre os dois, ao melhor estilo antropofágico, trazem à realidade da rap valeparaibano os versos rítmicos de lendas como John Coltrane.
“A gente quer mostrar um lado b da nossa cidade. A gente tem uma cultura muito oligárquica, que é importante, mas não pode engessar. Nosso disco traz o subterrâneo taubateano”, diz.
Vale Storm
A dupla é um dos expoentes de um momento de explosão criativa da cena valeparaibana do rap, uma das mais importantes do Hip-Hop nacional da atualidade.
E o momento de ebulição tem aberto portas para que a dupla se apresente em palcos pelo Brasil afora. Rato e Ralph estão de malas prontas para ir a Curitiba e Brasília nos próximos meses.
“A gente tem uma coisa muito especial, uma cultura de raiz muito forte. É diferente da metrópole, tem um tipo de poesia que até então não era muito produzida. Acessa mais sentimentos, acho”, diz.
O show desta quinta-feira é gratuito e acontece em frente ao Arquivo Municipal, que fica no Parque da Cidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.