Por Do Meon Em Cultura

Diferença entre os estilos de cervejas Ale, Stout, Pilsen, Bock, Larger

Há várias formas de classificar uma cerveja. Vamos conhecer algumas?

20140604_cerveja_artesanal_importacao_economia_flavio_pereira_4

Escolha a cerveja de sua preferência e saboreie com moderação

Flavio Pereira/Meon

Há várias formas de classificar uma cerveja, seja pela fermentação, teor alcoólico ou o extrato. Vamos conhecer algumas?

Estilo Ale: O estilo Ale é uma das principais famílias de cervejas, sendo que deste estilo podem derivar mais de 120 outros diferentes. As cervejas Ale são de alta fermentação. Variam na quantidade de álcool e são mais encorpadas que as demais. Elas têm mais toques acentuados de frutas, porque há mais éster liberado no processo de fermentação.

Estilo Stout: É uma variação do estilo Ale e Porter, originária na Irlanda. São cervejas escuras, com sabor forte. Têm tendência a ter sabor acentuado de chocolate, malte torrado e café. Tem alto teor alcoólico, variando entre 8 e 12%. Um dos rótulos mais famosos é a Guiness, cerveja que se bebe em temperatura ambiente. Dentro do estilo há o Dry Stout, cerveja com final seco; Oatmeal Stout, cerveja mais cremosa devido à aveia. Sweet Stout, cervejas com leite ou chocolate; American Stout, mais amarga e, por fim, a Russian Imperial Stout, com sabor licoroso e alto teor alcoólico.

Estilo Pilsen: A cerveja mais comum encontrada nos supermercados. Tem sabor acentuado de lúpulo, inclusive no aroma. Clara, o cuidado que deve ser tomado ao comprar é observar a quantidade de milho, arroz e açúcar, adjuntos do lúpulo. Assim garante-se mais sabor! Tem variação alcoólica entre 3% e 5%. No Brasil, 98% das cervejas consumidas são do estilo Pilsen.

Estilo Bock: Cerveja avermelhada, que combina com o inverno. Dentro deste estilo há outras variações, porém, há detalhes marcantes: aromas de caramelo, bom amargor. Outras são mais adocicadas, por isso combinam com o inverno. Tem boa formação de espuma.

Estilo Lager: Outro estilo fácil de encontrar. São cervejas de baixa fermentação, mais leves e menos aromáticas que as cervejas do estilo Ale. Dentro do estilo há variações, como a American Lager (muito semelhante com a cerveja Pilsen), Munich Helles, Dortmunder Exporter, Pilsner, Amber Lager, Marzen, Dark Lager e Bock. As diferenças estão nos ingredientes, umas com toques mais acentuados que os outros.

Aproveitar a cerveja depende muito da refeição e do clima. As Pilsen, por serem mais refrescantes, vão bem com aves, carnes, assim como a Lager - uma vez mais leves, não pesam com a comida. Já as escuras têm o teor alcoólico elevado, devendo ser consumidas com alimentos mais leves, para haver equilíbrio. Preste sempre atenção nos ingredientes, pois estamos acostumados às cervejas de amargor leve. Quando mudamos para um estilo mais adocicado, a diferença é intensa.

Com as várias cervejarias disponíveis, rótulos e marcas, escolha uma de sua preferência e saboreie com moderação!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.