Entre os dias 4 e 13 de julho de 2025, acontece a oitava edição do FestA! – Festival de Aprender, projeto idealizado pelo Sesc São Paulo, que tem como finalidade promover ações e fomentar encontros que integram artes visuais, saberes tradicionais e experimentações tecnológicas, criando ambientes de construção de identidade, comunidade, redes de afeto e trocas de conhecimentos.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
Para a presente edição do FestA!, o Sesc São José dos Campos compartilha técnicas, linguagens e materiais que envolvam processos inusitados. Entre os destaques da programação, a oficina Pandeiro Verde: Construindo Ritmos com Madeira e Pet convida as crianças a confeccionarem seus próprios pandeiros, trabalhando a criatividade, o desenvolvimento motor, a percepção rítmica e despertando a consciência ambiental; Já na oficina Pintura Abstrata com Pigmentos Naturais, os participantes aprendem sobre o processo de coleta e produção de tintas com terra para produzirem artes abstratas; nos dois finais de semana que integram o projeto, a vivência FeiraAtelier reúne artistas visuais do coletivo Escambo Gráfico para trocas e demonstrações de seus processos criativos.
As atividades acontecem em diferentes espaços do Sesc São José dos Campos. Confira a programação completa e como participar de cada uma delas:
Oficina
TINTAS À BASE DE TERRA
Com Odara Social
Dias 5 e 6, sábado e domingo, das 10h45 às 12h45 e das 15h às 17h;
A atividade oferece uma experiência que combina arte e história, explorando pigmentos minerais e técnicas de pintura ancestrais. O público é convidado a criar desenhos e pinturas únicas de forma lúdica, promovendo uma saudável conexão com a natureza. Fundada em 2020, a Odara tem por missão promover ações de impacto positivo sobre desafios socioambientais, inserindo-se de maneira sensível e harmônica nos territórios e comunidades alcançadas.
Oficina. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. Livre.
Intervenção com demonstração
FEIRATELIER
Com a produção de Escambo Gráfico
Dias 5, 6, 12 e 13, sábados e domingo, das 13h às 18h.
A FeirAtelier reúne artistas que contribuem para a discussão da formação de uma sociedade mais justa e sustentável, buscando na ancestralidade respostas possíveis para o presente. Durante a feira, as artistas e os artistas irão demonstrar seus processos e produções artísticas e fazer do espaço expositivo do Sesc um grande Atelier Aberto.
Área de Exposição. Grátis. Vagas limitadas. Livre.
Oficina
ESTAMPAS COM PLACA DE GELATINA
Com Margarita Gallo
Dias 5 e 6, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30.
Realização de uma placa caseira de gelatina para criar estampas coloridas e inusitadas com tinta acrílica, folhas naturais e estêncil.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. 18 anos.
Oficina
MAPPING ANALÓGICO
Com Leila Monségur
Dias 6 e 13, domingos, das 14h às 17h.
Por meio de maquetes e plantas em escala, os participantes desenvolvem vídeos e animações utilizando técnicas analógicas com suas intervenções e releituras poéticas sobre local escolhido.
Espaço Corpo e Arte. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. Livre.
Curso
ATELIÊ DE GRAVURA EXPERIMENTAL
Com Gab e Alline Lola
Dias 8 e 10, terça e quinta, das 19h às 22h
Neste ateliê livre de experimentação utilizaremos materiais não convencionais para a criação de gravuras. Com suportes inusitados, como CDs e embalagens.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. 14 anos.
Vivência
MALA LIVRO
Com A Mala Ateliê
Dias 9, quarta, das 14h30 às 16h e das 16h30 às 18h.
Já pensou ter tempo e espaço para criar seu próprio livro com apoio de autômatos? O ateliê Mala Livro: a fábrica literária é um convite para essa ação criativa! A partir da metáfora de uma mala ser um lugar de camadas de repertório estético e de nós, seres humanos, sermos como livros, cheios de histórias para contar, nasceu essa proposta!
Oficina. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. Livre.
Oficina
PANDEIRO VERDE: CONSTRUINDO RITMOS COM MADEIRA E PET
Com Isadora Barrios e Vinicius Matiello
Dia 10, quinta, das 14h30 às 17h30; dia 11, sexta, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30.
Construção de pandeiro com madeira e garrafa PET para oferecer às crianças uma experiência prática e criativa em que elas confeccionam seus próprios pandeiros. Visa estimular a criatividade, o desenvolvimento motor, a percepção rítmica e a consciência ambiental.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Senhas no local 30 minutos. Para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas de um adulto responsável.
Oficina
MINI SKATES DE DEDO
Com Radamés Góis
Dias 12 e 13, sábado e domingo, das 10h45 às 12h45
Feito com reaproveitamento de shapes de skates velho e quebrados, madeira de paletes nos trucks e nas rodinhas, o brinquedo ajuda na coordenação e equilíbrio à desafiando com as manobras.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. 10 anos.
Vivência
VISITA AO ATELIÊ DO ARTISTA ALEXANDRE BRAGA
Dias 12 e 13, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30.
Visita ao ateliê de gravura inusitado do artista independente Alexandre Braga. Conta com a apresentação dos materiais para realização de uma gravura em metal, uma explicação das quatro principais técnicas e uma impressão de uma das técnicas citadas.
Alexandre Braga é artista plástico, artesão e gravador autodidata, integrante do Clube da Gravura e sua pesquisa é realizada com diversas técnicas da gravura manual, buscando inspiração na fauna e nos festejos do Vale do Paraíba.
Atividade externa. Inscrições prévias pelo e-mail: eta.sjcampos@sescsp.org.br entre 2 e 10/7, conforme disponibilidades de vagas.
Oficina
PINTURA ABSTRATA COM PIGMENTOS NATURAIS
Com Mariana Rodrigues
Dias 12 e 13, sábado e domingo, das 14h30 às 17h30.
Exploração da pintura abstrata intuitiva a partir do uso de pigmentos naturais de terras. Os participantes aprendem sobre o processo de coleta e produção de tintas com terra e exploram esse material na linguagem da pintura abstrata.
Oficina. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. Livre.
Oficina
BIOJÓIAS COM SHAPES DE SKATE
Com Radamés Góis
Dias 12 e 13, sábado e domingo, das 15h às 16 e das 16h30 às 17h30
O shape de skate é composto por várias lâminas de madeiras tingidas e com isso possibilita criar várias combinações para a confecção de biojóias, produtos de design sustentável com foco em reaproveitamento de materiais. Cada participante poderá confeccionar seus acessórios e levá-los consigo.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Senhas no local 30 minutos antes. 12 anos.
Previsão do tempo neste domingo (20) em São José
Clima firme e ameno deve marcar o domingo em São José dos Campos
Felício desponta como favorito em SP caso Tarcísio dispute presidência
Kassab, Nunes, Derrite e André do Prado também estão na disputa
Banda Sinfônica de Taubaté se apresenta no Festival de Inverno de Campos do Jordão
Concerto será gratuito neste domingo (20)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.