O Museu Monteiro Lobato de Taubaté, o Sítio do Picapau Amarelo, lança programação especial de férias em julho. As atividades acontecem durante todo mês, com entrada gratuita.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no Whatsapp
As crianças podem participar de oficinas e atividades recreativas, além de aproveitar o ar livre na área verde e visitar o Museu, tudo com a presença da Turma do Sítio.
De terça a sexta-feira, o espaço funciona das 9h às 17h, com acesso livre ao Casarão, parque, área verde e feira de artesanato. A visita guiada ao Museu acontece sempre às 11h. A turma do Sítio faz sessão de fotos com o público das 12h às 14h30 e as apresentações do teatro são sempre às 15h e 16h, com a peça “A fuga do porquinho”.
Já aos sábados, as fotos com a Turma do Sítio são das 10h às 10h45 e das 14h às 15h45 e a sessões de teatro às 11h e às 16h.
Aos domingos, o Sítio abre das 11h às 17h, com acesso livre ao Casarão, parque, área verde e feira de artesanato. A turma do Sítio faz sessão de fotos com o público das 11h00 às 12h30 e das 13h30 às 14h45 e as apresentações do teatro são sempre às 15h e 16h.
A Turma do Sítio apresenta a peça teatral “A fuga do porquinho”, que se desenrola com confusões engraçadas, músicas, pantomimas e o jeitinho maroto de Rabicó, que não resiste a um docinho, onde tudo se resolve com uma festa colorida e animada entre os personagens celebrando a amizade, a cultura caipira e o respeito aos animais
Confira a programação:
- Todas as terças a sextas: 13h às 16h30: Oficinas “Mãos que Criam” com as Artesãs da Praça Dom Epaminondas
- Dias 08, 11, 15, 17, 18 e 22/07, das 13h às 15h: Oficinas de Modelagem - “Modelando Tradições”, com Eduardo Leisan
- Dias 17, 18, 24, 25/07 e 01/08, das 13h às 17h: Método Supera, com atividades de raciocínio e concentração.
- Dias 04, 08, 11, 15 e 18/07, das 13h às 17h: atividades neuropsicopedagógicas, com Viviane Aguiar – Atenção, Memória e resolução de problemas
- Dias 22, 23 e 24/07, das 13h às 17h: atividades recreativas “Rua do Brincar”, com a Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida
FINAIS DE SEMANA
- Dia 12/07, sábado, 14h: Premiação: Trovas no Sítio - União Brasileira de Trovadores, na Sala Literária
- Dia 20/07, domingo, às 14h: lançamento do livro “Lá vai o Tatu-bola” – contação de histórias e autógrafos pelo autor Plínio Macedo.
EXPOSIÇÕES
Revivendo Lobato
A exposição “Revivendo Lobato” é composta por 28 itens, entre mobiliários e objetos que pertenceram a família Monteiro Lobato, e até mesmo a José Francisco Monteiro, o Visconde de Tremembé e avô do escritor. No acervo, há fotografias, itens de decoração e documentos, como o título de nobreza de Barão e Visconde de Tremembé.
Traços e Cores
A exposição é composta por 18 quadros de autoria do próprio Monteiro Lobato. No acervo há quadros de diversas técnicas aplicadas pelo autor, incluindo aquarela, óleo sobre tela, lápis, entre outros.
Justino, o Mestre
Sebastião Justino Faria, o Mestre Justino, nasceu em 15 de maio de 1932, em Redenção da Serra, São Paulo. O museu abriga 10 murais e 10 painéis em madeira, destacando cenas do universo de Monteiro Lobato.
Linhas e Cores”, de Carlos Fogaça
A exposição tem como foco central as linhas e cores, elementos fundamentais da linguagem visual e da arte. A proposta é despertar uma apreciação mais sensível e significativa, revelando como traços e tonalidades se transformam em poderosos meios de expressão e comunicação visual.
Trovas no Sítio
A União Brasileira de Trovadores (UBT) – Seção de Taubaté promove uma exposição literária dedicada à arte da trova, forma poética breve, de rima e ritmo marcantes, que traduz sentimentos, saberes e tradições populares em apenas quatro versos.
A exposição celebra o trabalho da UBT em valorizar, estudar, cultivar e divulgar a trova, promovendo também o congraçamento entre trovadores de diversas regiões. Como parte da programação, será realizado um encontro especial com a apresentação de trovas de autoria dos participantes, com temas previamente selecionados.
Grande parte das trovas abordará temas relacionados ao Sítio do Picapau Amarelo, enquanto obra de Monteiro Lobato, ou ainda aspectos do patrimônio cultural da cidade de Taubaté, reconhecida por sua importância na literatura infantil brasileira.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.