O Parque da Cidade será palco, de quinta-feira (24) a domingo (27), do Revelando SP. A programação completa do festival já está disponível.
A festividade será uma das principais atrações da programação de aniversário dos 258 anos de São José dos Campos.
Maior evento de valorização das culturas tradicionais paulistas, o Revelando SP reúne 162 participantes de 77 municípios e 13 regiões do estado, com representações em artesanato, culinária e manifestações culturais.
Promovido pelo Governo do Estado, o evento, que fica aberto ao público das 16h às 22h na quinta-feira (24) e das 10h às 22h nos demais dias, conta com a gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e correalização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
“O Revelando SP impulsiona a geração de renda, fortalece saberes transmitidos entre gerações e amplia o alcance de produtos e práticas tradicionais em escala estadual”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. “É um evento que movimenta diversas cadeias produtivas e reafirma o papel da cultura como propulsor de desenvolvimento.”
A agenda de shows traz grandes nomes da música brasileira: Cezar & Paulinho abrem o evento no dia 24; Facmol – Orquestra de Sopros e Percussão, e Sami Rico sobem ao palco no dia 25; Jackson Antunes convida Leyde & Laura no dia 26; e Renato Teixeira encerra a programação ao lado da Orquestra Joseense, em celebração ao aniversário da cidade.
Artesanato
Nos estandes de artesanato, o público poderá conferir peças produzidas com diferentes técnicas e materiais – como trançados, tecelagem, bordados, entalhes e esculturas – que resultam em cestas, brinquedos, vasos, gamelas, tapetes e adornos pessoais.
Na área da culinária, o cardápio inclui pratos típicos, como galinhada, feijão tropeiro, carne na lata, arroz vermelho e a curiosa comida de lobisomem. Quitutes regionais também ganham destaque, entre eles o bolinho caipira, o sanduíche de linguiça bragantina e doces preparados à base de milho e amendoim. Uma feira solidária completa a programação, com produtos cujas vendas serão destinadas a entidades assistenciais da região.
Entre as manifestações culturais, o público poderá acompanhar apresentações de jongo, moçambique, congada, folia de reis, quadrilha de bonecões, música e dança cigana, coral indígena, moda de viola e batuque de umbigada.
Essa edição conta ainda com a exposição Arte Sacra para Ver e Sentir, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, e o espaço Experimenta!, onde os visitantes poderão fazer uma série de experiências imersivas, passando de espectadores a criadores.
Anvisa retira remédios e suplemento do mercado por irregularidades
Produtos não tinham registro ou eram falsificados, segundo a agência
Alckmin discute tarifa de Trump com empresas de tecnologia
Vice-presidente coordena reunião com big techs como Google, Apple e Meta
Brasil vai criar adidância tributária na China
Ministério da Fazenda destaca estratégia para fortalecer relações bilaterais
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.