Pela segunda vez em apenas quatro dias, bombeiros de Taubaté (SP) salvaram a vida de um bebê engasgado. O novo caso aconteceu na tarde deste domingo (19), quando os pais chegaram desesperados à Estação de Bombeiros do bairro Ana Emília com a criança nos braços, sem conseguir respirar após se engasgar com leite materno.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
O militar de plantão agiu rapidamente, aplicando as manobras de desengasgamento e conseguindo liberar as vias aéreas do bebê. Após o atendimento, os pais foram orientados a procurar novamente o serviço médico, já que o episódio foi recorrente — a mesma criança havia sido socorrida dias antes pela mesma equipe.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a rapidez no socorro foi fundamental para salvar a vida do bebê. Assim que a criança foi entregue à equipe, o profissional iniciou a técnica de desobstrução para lactentes, até que o bebê voltou a respirar normalmente.
O primeiro atendimento ocorreu na última quarta-feira (15), quando o bebê, então com apenas 57 dias de vida, chegou em parada cardiorrespiratória. Na ocasião, os bombeiros interromperam um treinamento interno para realizar as manobras de reanimação, conseguindo reverter o quadro e encaminhar a criança ao Hospital Municipal Universitário de Taubaté.
A corporação reforça que casos de engasgamento em bebês exigem ação imediata e acompanhamento médico, principalmente quando se repetem em um curto período. Diante de sinais como choro silencioso, tosse intensa, coloração arroxeada ou falta de ar, é fundamental acionar os bombeiros (193) ou o SAMU (192) imediatamente. Também é importante investigar possíveis causas médicas, como refluxo ou problemas nas vias aéreas, sempre com orientação profissional.
SJC: Feira do Emprego oferece 1.200 vagas para PCDs
Evento de inclusão acontece nesta terça-feira (21)
Sabesp realiza reparos em adutora do Rio Paraíba nesta segunda (20)
Manutenção afetará abastecimento Caçapava, Tremembé e Taubaté
Novo Sistema de Travessias Hídricas vai impulsionar turismo no litoral de SP
Novo modelo prevê investimentos de mais de R$ 2,5 bilhões
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.