A fauna brasileira é uma das mais bonitas e incríveis do mundo. Nela encontramos animais bem diferentes. São mais de 120 mil espécies de invertebrados e aproximadamente 8.930 espécies de vertebrados. Aqui estão alguns animais da nossa fauna que podem não existir mais.
1. Boto cor-de-rosa: O boto-cor-de-rosa é natural dos rios da Bacia Amazônica, sendo considerado o maior golfinho de água doce do mundo. Sua espécie está quase desaparecendo, devido à matança desses animais.
2. Ariranha: A ariranha habita, principalmente, na região da Amazônia e do Pantanal e se alimenta de peixes, moluscos, crustáceos e entre outros. A perda de seu habitat, a pesca predatória, a caça ilegal e a poluição dos rios são as principais ameaças para a espécie.
3. Lobo-guará: Além do Brasil, o lobo-guará pode ser encontrado em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. A espécie enfrenta grandes problemas devido ao desmatamento de seu habitat, a doenças relacionadas a cães domésticos, atropelamentos, entre outros e encontra-se vulnerável à extinção.
4. Pica-pau-amarelo: A espécie é uma ave brasileira, podendo ser encontrada entre os estados de Alagoas e Rio de Janeiro. A destruição do seu habitat é a principal ameaça. O habitat sofre com as queimadas e o desmatamento.
5. Mico-leão-dourado: O motivo do nome desse primata é sua juba, que pode ser de um tom dourado ou mais alaranjado. O mico-leão-dourado habita a Mata Atlântica que sofreu durante décadas o desmatamento e o tráfico de animais, o que resultou na eliminação quase total da espécie.
6. Soldadinho-do-araripe: É uma ave que vive na caatinga, em área restrita da Chapada do Araripe, no Ceará. Ela vem sofrendo com o problema do desmatamento da região, provocado pela criação de gado, monoculturas e o crescimento desordenado das cidades. Com essa perda de seu habitat, estão quase extintos.
7. Tartaruga-oliva: É uma espécie que migra bastante, desova principalmente entre o litoral sul do Alagoas e o norte da Bahia. Mesmo com os projetos de conservação ambiental, essas tartarugas sofrem com a coleta dos ovos e abate no período da desova, além da poluição.
8. Tartaruga-de-couro: Essa espécie, que pode viver até 300 anos, também encontra-se em risco de extinção devido ao consumo dos seus ovos, do abate das fêmeas e da captura acidental na pesca. Em alguns países, o consumo da carne e do óleo desse animal é legalizado.
9. Toninha: Só é possível ver a toninha no Brasil, na Argentina e no Uruguai. Como tem baixa capacidade e há a pesca predatória, a espécie está em estado crítico de ameaça a extinção.
10. Uacari: Esse macaco é mais encontrado na Amazônia e vem sofrendo com a caça e o desmatamento dessa região.
Fonte de pesquisa: https://www.todamateria.com.br/animais-em-extincao-no-brasil/
Parceria:
Com supervisão de Milena Peres, jornalista da Zan Comunicação, parceira do Grupo Meon.
Senado vota vetos ao licenciamento ambiental na quinta-feira (16)
Governo tenta evitar retrocessos nas regras ambientais
STJ inocenta homem preso há 15 anos por erro judicial
Francisco Mairlon foi condenado injustamente por triplo homicídio
Número de jovens com infarto no Brasil dobrou nos últimos anos
Obesidade e cigarro eletrônico agravam situação
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.