Alunos

Dia 18 de junho é Dia da Imigração Japonesa

Uma cultura cheia de curiosidades

Logo ideia

Escrito por Nathália Macedo Gomes

20 JUN 2022 - 10H39

Reprodução

Em 18 de junho é comemorado nosso famoso Dia Nacional da Imigração Japonesa, data instituída no Brasil através da Lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005.

No século XX houve um acordo entre os governos brasileiro e japonês para começar a imigração japonesa. Naquela época o Japão estava passando por uma crise econômica e social, e o Brasil necessitava de mão de obra para as lavouras de café. Então, podemos ver que esse acordo beneficiou ambos os lados.

A escolha dessa data remete ao dia em que o primeiro navio japonês cheio de imigrantes aportou em São Paulo em 1908. O navio Kasato Maru trouxe cerca de 165 famílias que se distribuíram para trabalhar nos cafezais, explorações, plantações, etc.

Após essa chegada houve outras embarcações que ocorreram de forma desordenada devido as duas guerras mundiais, sendo a última embarcação de Nippon Maru em 1973. Atualmente a colônia japonesa no Brasil está separada principalmente nos grupos: Issei (imigrantes japoneses), Nissei (filhos de japoneses), Sansei (netos de japoneses) e Yonsei (bisnetos de japoneses).

Cerca de 2 milhões de japoneses e seus descendentes chegaram, sendo que 1,3 milhões moram no estado de São Paulo. No Brasil muitos nipônicos (relativos ao Japão) casaram-se com os nativos e adotaram a região.

Neste sábado fez 114 anos da primeira embarcação, e atualmente o Brasil é o país com maior população japonesa fora do Japão.

O Bairro da Liberdade é o reduto oriental na cidade de São Paulo. Por lá, a cultura asiática toma conta das ruas, construções, restaurantes, pessoas, eventos e tudo mais o que você imaginar.

Reprodução
Reprodução

O que fazer no Bairro da Liberdade em São Paulo

- Museu Histórico da Imigração Japonesa;

- Palacete Conde de Sarzedas;

- Jardim Oriental;

- Cantar em um karaokê;

- Largo da Pólvora;

- Viaduto Cidade de Osaka;

- Gastronomia oriental;

- Feirinhas de rua e mercados japoneses.


Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem. 





Escrito por:
Logo ideia
Nathália Macedo Gomes

7º ano do ensino fundamental - Instituto Ideia - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.