Soltar balão pode parecer um atrativo muito divertido, principalmente nas festas juninas. O balão é perigoso e é considerado crime ambiental. Essa prática pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais. Além de colocar a vida das pessoas em riscos.
Conforme o Artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais: “fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios tanto florestais quanto urbanos tem pena de um a três anos de prisão ou multa.”
Segundo os dados da Revista Brasileira de Queimaduras, analisados pelo hospital das clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), mais de 70% das queimaduras são em acidentes domésticos e em cerca de 40% dos casos são de crianças de zero a nove anos.
O balão ainda pode causar incêndio em casas ou em vegetações. Houve um incêndio causado por um balão em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, que destruiu uma fábrica de plásticos.
Denúncias podem ser feitas pelo 190 e também pelo disque - ambiente no 0800-11-3560.
Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Grupo Meon.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.