Alunos

Parque Vicentina Aranha 100 anos

Confira mais um texto participante do Meon Jovem

E.E. Major Miguel Naked

Escrito por Samara Regina dos Santos

23 ABR 2024 - 12H40

Adenir Britto/PMSJC

O Parque Vicentina Aranha está localizado na região central de nossa cidade, é considerado um Bem Cultural que foi tombado pela Lei Municipal nº 4.928/96, pelo setor de Preservação e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, desde o ano 2001.

Esse grande parque tem pista para caminhada com um grande bosque com área de 43.887.90 m², com paisagens lindas, onde o visitante pode ter contato vários tipos de árvores antigas e raras, mogno, peroba rosa, jequitibá, jacarandá da Bahia, Gonçalo Alves, pau mulato, jatobá, braúna preta, araribá, guarantã, Cabreúva vermelha, louro pardo são cerca de 3 mil espécies, o visitante também encontrara animais, perus, galinhas e outros.

Mas esse lindo parque tem o nome de uma grande mulher, a Vicentina Aranha, que foi uma mulher de muita importância, ela era mulher do senador Olavo Egídio e passou a ajudar as pessoas com a doença tuberculose. Como seu marido era um homem importante, começou um movimento para a construção de um hospital para o tratamento das pessoas com a tuberculose.

Esse hospital foi construído, e também foi um dos maiores centros para tratamento de Tuberculose da América Latina. Passou alguns anos da sua ideia que estava sendo feita com outras pessoas que também queriam o ajudar, mas Vicentina faleceu no ano de 1916, o pessoal que estava ajudando deu continuidade, mesmo após sua morte.

E foi na data de 27 de abril de 1924, que foi inaugurado o hospital para o tratamento da doença, que leva o nome de sanatório Vicentina Aranha, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, deu toda a assistência. Foi o primeiro sanatório em São José dos Campos e também um dos primeiros Brasil. Sua fama pelo tratamento foi de nossa cidade para América Latina, ficou conhecido por ser um dos melhores centros no tratamento de tuberculose.

No ano de 2006 a Prefeitura de São José dos Campos comprou todo o espaço do hospital, podendo ser visitado pelas pessoas no ano de 2007. No ano de 2011 a AFAC-Associação para o Fomento da Arte e da Cultura- que é uma Organização Social de Cultura, tem levado diversas atividades e também tem feito a recuperação da construção com obras de manutenção e algumas restaurações.

Muitas pessoas tem ido ao parque para a fazer atividades culturais e físicas, que são todas gratuitamente. O espaço também tem uma extensa agenda com atrações musicais, cinema, teatro, arte, história e muito mais, e todas as atividades são vistas por cerca de 50 mil pessoas ao mês que vem visitar o parque, que funcionada das 06h às 21h de segunda a segunda E dia 27 de abril de 2024 o parque completa 100 anos de existência neste mês de abril está com diversas atividades, de feiras de artes até shows.

Com supervisão de Isabela Sardinha, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por
E.E. Major Miguel Naked
Samara Regina dos Santos

7º ano do ensino fundamental II - EE Major Miguel Naked - SJC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.