Já está sendo montada em São José dos Campos no bairro Jardim Vale do Sol a primeira estação de embarque e desembarque de passageiros da Linha Verde, onde vão circular os chamados VLP’s (Veículo Leve Sobre Pneus), 100% elétrico e com emissão zero de carbono. O projeto vai promover na cidade o desenvolvimento urbano e econômico, preservando também o meio ambiente.
Segundo a Prefeitura da cidade os trechos de implantação o corredor será em concreto, as calçadas serão feitas com elementos permeáveis e a iluminação será em LED alimentada por sistema fotovoltaico on-grid, onde também ao longo de todo o traçado será feita a ampliação da área de arborização.
Ao todo, serão 12 estações durante o percurso do corredor sustentável que ligará o bairro Eldorado, na região sul, a Avenida Nelson D’Ávila, na região central.
Todo o trajeto será contornado por ciclovias e calçadas, conectando cada uma das doze estações de embarque em cada um dos bairros como: Campo dos Alemães, Colonial, Chácaras Reunidas, Parque Industrial, Jardim Satélite, Eixo Dutra e Jardim Paulista.
A estação ficará no Vale do Sol e permitirá embarque e desembarque pelos dois lados, a estrutura possui área interna de 96m² tendo 24 metros de comprimento. Toda parte metálica que vai fazer parte do ‘esqueleto’ da estação já está montada, placas de vidro já foram colocadas em algumas partes da estrutura que vai comportar os passageiros para entrada e saída dos veículos. Já foram iniciadas também as obras de pavimentação da área que foi separada para ciclovia e calçada, gramas também já estão em seus lugares recebendo rega frequente para melhor adaptação, desenvolvimento mais rápido e melhor fixação ao solo.
Em um anúncio de novidades sobre a operação do transporte público da cidade feito no começo de março, o prefeito Felicio Ramuth disse que os novos ônibus entrarão em operação ainda no ano de 2022, e que é previsto aproximadamente cinco meses para a entrega dos veículos.
O custo estimado da obra é de R$ 7,7 milhões. A empresa responsável é a KG2 Engenharia.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.