O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou uma multa diária de R$ 15 mil ao blogueiro Allan dos Santos, que vive nos Estados Unidos e está foragido da Justiça brasileira. A decisão se baseia no uso contínuo de redes sociais, mesmo após ordem judicial que proibia qualquer atividade online em plataformas como YouTube, Instagram, X (antigo Twitter) e Facebook.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A nova sanção foi registrada em despacho assinado no dia 19 de março e divulgado nesta sexta-feira (4). Moraes cita ainda outras 37 decisões anteriores que já haviam determinado o bloqueio de perfis de Allan em outras plataformas, incluindo Telegram, TikTok, Rumble e até mesmo o OnlyFans.
Segundo o ministro, Allan dos Santos usou esses canais como instrumentos para atacar instituições como o STF, o TSE, o Senado e outras autoridades ligadas ao funcionamento da democracia brasileira. As postagens recentes, feitas mesmo após o bloqueio, são consideradas violações graves às medidas cautelares impostas pelo Supremo.
Foragido desde 2021, Allan teve sua prisão preventiva decretada por Moraes no contexto do inquérito das fake news, que apura ações coordenadas para espalhar desinformação e formar uma rede digital com fins antidemocráticos. Além disso, ele também é investigado por suposta participação em uma estrutura conhecida como “milícia digital”.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Desde o ano passado, o governo brasileiro aguarda resposta de um pedido oficial de extradição do blogueiro às autoridades americanas.
Rússia diz que negociações dependem da Ucrânia e de ação dos EUA
Peskov afirmou que fim da guerra ainda depende de Kiev, do campo de batalha e da mediação americana
SJC: Frio aumenta casos de gripe
Prefeitura recomenda que sintomas leves sejam tratados nas UBSs
Fluminense elimina Inter de Milão do Mundial
Tricolor avança às quartas com gols de Cano e Hércules
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.