A atriz e humorista Berta Loran faleceu no último domingo (28), no Rio de Janeiro, aos 99 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Copa D'Or, que lamentou a morte e prestou solidariedade à família, amigos e fãs.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Nascida em Varsóvia em 23 de março de 1926, com o nome Bsza Ajs, Berta chegou ao Brasil aos nove anos e adotou o nome artístico que a tornaria famosa. Filha de José Ajs, alfaiate e ator conhecido na comunidade judaica, Berta subiu ao palco pela primeira vez aos 14 anos, demonstrando desde cedo seu talento para o humor.
Aos 19 anos, casou-se com o ator Handfuss e mudou-se para Buenos Aires, onde estreou na televisão no programa Espetáculos Tonelux, na TV Tupi. Em 1957, viajou para Portugal para a temporada da peça Fogo no Pandeiro e acabou integrando uma companhia de teatro portuguesa, permanecendo no país por seis anos e consolidando-se como atriz cômica.
De volta ao Brasil em 1963, Berta foi contratada pela TV Record e, posteriormente, integrou o elenco fixo de programas humorísticos da TV Globo, como Bairro Feliz, Riso Sinal Aberto, Balança Mais Não Cai, Faça Humor, Não Faça Guerra, A Festa é Nossa e Humor Livre.
Em 1991, iniciou parceria duradoura com Chico Anysio, participando de Estados Anysios de Chico City, e viveu a personagem portuguesa Manuela D'Além-Mar na primeira edição de Escolinha do Professor Raimundo.
Com mais de sete décadas de carreira, Berta Loran interpretou mais de 2 mil personagens no teatro e na televisão. A atriz vivia reclusa nos últimos anos e teve sua última participação significativa em 2019, como Dinorá na novela A Dona do Pedaço.
Berta Loran deixa um legado marcante no humor e na televisão brasileira, sendo lembrada por seu talento, carisma e contribuição para a comédia nacional.
Lula sanciona lei que amplia licença-maternidade após alta hospitalar
Prorrogação é de 120 dias em caso de complicações no parto
Tarcísio visita Bolsonaro nesta segunda-feira (29)
Encontro pode definir rumos das eleições de 2026
São Bernardo do Campo confirma terceira morte por bebida com metanol
Dois óbitos foram registrados em São Bernardo e um na capital
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.