As gravações da caixa-preta do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas, revelam momentos de tensão antes do impacto.
Participe do evento “Diálogos e Estratégias ESG 2024" - Faça sua inscrição AQUI e veja quem são os palestrantes
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Segundo informações do Jornal Nacional, da TV Globo, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o que estava acontecendo e pediu para "dar potência" na tentativa de estabilizar a aeronave, após a perda repentina de altitude. Os últimos momentos gravados incluem gritos e o som da colisão com o solo.
A análise inicial das gravações, que registraram cerca de duas horas de conversas na cabine, não conseguiu identificar a causa exata do acidente. Investigadores apontaram que o barulho das hélices, próximas à cabine de comando, dificultou a compreensão dos diálogos. A formação de gelo nas asas, considerada uma possível causa, ainda não foi confirmada.
As caixas-pretas foram enviadas ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Cenipa, em Brasília, no sábado (10). O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve divulgar um relatório preliminar em 30 dias.
Nota do Cenipa
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou nesta quinta-feira (15), em nota, que nenhum veículo de imprensa teve acesso a áudios, transcrições ou dados dos gravadores de voo - conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) - do avião matricula PS-VPB da Voepass, envolvido no acidente aéreo em Vinhedo, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu na última sexta-feira (9) e deixou 62 pessoas mortas.
A nota foi divulgada diante de notícias veiculadas por jornais do país inteiro e nas mídias sociais sobre o que seria uma troca de diálogo entre o comandante Danilo Santos Romano e o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva.
O Cenipa destaca, na nota, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1966 (Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil, de 1944. "Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como com o respeito à dor dos familiares das vítimas do acidente".
Mídias sociais e jornais replicaram matéria que foi ao ar na noite de ontem, exibida no Jornal Nacional, da TV Globo, informação que passou cerca de um minuto até o avião cair e que a "gravação" é finalizada com gritos.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.