As gravações da caixa-preta do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas, revelam momentos de tensão antes do impacto.
Participe do evento “Diálogos e Estratégias ESG 2024" - Faça sua inscrição AQUI e veja quem são os palestrantes
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
Segundo informações do Jornal Nacional, da TV Globo, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o que estava acontecendo e pediu para "dar potência" na tentativa de estabilizar a aeronave, após a perda repentina de altitude. Os últimos momentos gravados incluem gritos e o som da colisão com o solo.
A análise inicial das gravações, que registraram cerca de duas horas de conversas na cabine, não conseguiu identificar a causa exata do acidente. Investigadores apontaram que o barulho das hélices, próximas à cabine de comando, dificultou a compreensão dos diálogos. A formação de gelo nas asas, considerada uma possível causa, ainda não foi confirmada.
As caixas-pretas foram enviadas ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do Cenipa, em Brasília, no sábado (10). O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deve divulgar um relatório preliminar em 30 dias.
Nota do Cenipa
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), informou nesta quinta-feira (15), em nota, que nenhum veículo de imprensa teve acesso a áudios, transcrições ou dados dos gravadores de voo - conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) - do avião matricula PS-VPB da Voepass, envolvido no acidente aéreo em Vinhedo, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu na última sexta-feira (9) e deixou 62 pessoas mortas.
A nota foi divulgada diante de notícias veiculadas por jornais do país inteiro e nas mídias sociais sobre o que seria uma troca de diálogo entre o comandante Danilo Santos Romano e o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva.
O Cenipa destaca, na nota, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1966 (Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil, de 1944. "Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como com o respeito à dor dos familiares das vítimas do acidente".
Mídias sociais e jornais replicaram matéria que foi ao ar na noite de ontem, exibida no Jornal Nacional, da TV Globo, informação que passou cerca de um minuto até o avião cair e que a "gravação" é finalizada com gritos.
Ipec divulga nova pesquisa para prefeito em São José
Coligação que apoia Anderson Farias questiona números
Programa “Bem-Estar Animal” chega na Barra Velha nesta quarta (18)
Ilhabela oferece atendimento gratuito
Detran-SP anuncia que veículos apreendidos podem ir a leilão
Mais de 1.300 são do Litoral Norte
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.