Na sexta (15), um navio diferente fará sua entrada nas proximidades do porto de Paranaguá, no estado do Paraná. Este navio é o Pyxis Ocean, de origem singapurense, e foi contratado pela gigante do setor agrícola Cargill para realizar uma jornada que o levará da China ao Brasil, onde será carregado com farelo de soja.
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O que torna o Pyxis Ocean único em relação a todos os outros navios cargueiros é um detalhe que provavelmente passará despercebido quando ele se aproximar do porto paranaense: o uso de "velas" semelhantes às das antigas caravelas. Este é um recurso do passado que está sendo aclamado como a principal inovação no transporte marítimo global, com potencial para revolucionar o setor.
Diferentemente das velas de pano utilizadas no passado, as velas do Pyxis Ocean consistem em enormes placas metálicas móveis e retráteis, equipadas com tecnologia avançada. Estas velas auxiliam o grande navio, que tem impressionantes 229 metros de comprimento, a navegar com muito mais eficiência no mar, resultando em economia de combustível e benefícios para o meio ambiente.
No entanto, quando o navio se aproxima da costa, as velas são recolhidas, o que explica por que elas muito provavelmente não estarão visíveis quando o graneleiro se aproximar do porto paranaense. Esta chegada é histórica e marca um avanço notável na indústria do transporte marítimo.
A chegada do Pyxis Ocean ao porto de Paranaguá é histórica por dois motivos cruciais. É a primeira vez que um navio cargueiro, que também é equipado com motores convencionais a combustão, com propulsão a vela chega a um porto brasileiro. Além disso, marca o bem-sucedido término da primeira viagem intercontinental de uma embarcação equipada com velas desse tipo. Isso transformou a travessia do Pyxis Ocean em uma espécie de laboratório, observada atentamente por todas as empresas envolvidas no projeto.
O conceito de adaptar velas aos navios é simples e evoca uma sensação de retorno ao passado, assemelhando-se à propulsão dos veleiros. No entanto, quando se trata de uma embarcação com milhares de toneladas, o desafio é colossal.
Jan Dieleman, presidente mundial de transporte marítimo da Cargill, comentou de maneira descontraída: "Estamos promovendo uma volta para o futuro", ao celebrar a partida do Pyxis Ocean do porto de Xangai, em 21 de agosto. Nessa jornada inaugural com essa nova forma de propulsão, o navio, construído em 2017, recebeu recentemente as velas para a captação de energia eólica.
A implementação de cada uma dessas velas em um navio resulta em uma economia diária de cerca de 1,5 toneladas de combustível e reduz quase quatro vezes essa quantidade de dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa, liberado na atmosfera. Essas realizações são motivo de celebração para a empresa ecológica.
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