O fim de semana foi de celebração e nostalgia para professores, pais e ex-alunos da escola municipal Sebastiana Cobra, do Jardim das Indústrias em São José dos Campos. A instituição preparou uma festa com toda a comunidade para comemorar os 40 anos do colégio.
A escola é um dos bons exemplos de educação pública de qualidade na cidade. A atual nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da instituição é de 7,5, superando a meta de 6,5 estipulada pelo Ministério da Educação.
O segredo para o bom desempenho pôde ser notado durante a celebração dos 40 anos da escola: uma comunidade que se apropriou da instituição, somada a dedicação dos professores e comprometimento dos pais e familiares. A escola tem aproximadamente 800 alunos que cursam do 1º ao 9º anos.
"Com certeza o envolvimento da comunidade é um diferencial importante. A escola é o centro da comunidade. As pessoas se encontram, cobram da diretoria, exigem melhorias e o corpo docente é bastante comprometido nesse espírito de fazer sempre o melhor. É gratificante trabalhar em um local onde pais, mães e familiares são tão exigentes com a educação oferecida pela escola", explica o orientador pedagógico Alexandre Mazza.
Passeata reuniu alunos na sexta-feira
Divulgação
Festa
No sábado (24), cerca de 500 pessoas participaram de uma solenidade que marcou os 40 anos da instituição. Durante pouco mais de uma hora, os professores com mais tempo de casa foram homenageados pela direção e a lembrança emocionou quem dedicou a vida para o colégio.
"É como se eu entrasse em um túnel do tempo para rever os amigos que fiz, ex-alunos que hoje já trazem seus filhos para a escola e os queridos professores, colegas de tantos anos de estrada na escola", afirma a professora aposentada Nilzete Ribeiro, que começou sua trajetória na escola desde o primeiro ano, em 1975, e que recebeu homenagem durante o evento.
Outro que também realizou uma viagem no tempo durante a festa deste sábado foi o mecânico de aeronaves Ausônio Quirino. Ex-aluno do Sebastiana Cobra, ele pôde rever antigos professores e mostrar para Ana Clara e Gabriela, suas filhas, como era a escola no início dos anos 1980, quando o aluno ali era o papai.
"Muito legal esses encontros. A escola mudou bastante, mas dá uma nostalgia de lembrar. Gostei de ver a comunidade toda se envolvendo com o evento. Encontrei bons amigos que não via já há algum tempo", explica.
Comemorações
Além da solenidade que aconteceu na quadra do colégio, a festa ainda teve um bolo com mais de um metro de comprimento para celebrar a data. No pátio, os professores montaram uma galeria com as fotografias antigas que contam um pouco da história da escola.
Antes disso, na sexta-feira (23), a escola já havia realizado uma caminhada para celebrar os 40 anos do Sebastiana Cobra.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.