RMVale

Prefeito de SJC confirma nova licitação do transporte público para agosto

Segunda etapa definirá empresa responsável pela operação da frota elétrica e infraestrutura

Escrito por Meon

05 AGO 2025 - 19H00 (Atualizada em 05 AGO 2025 - 19H45)

reprodução

O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), anunciou que a segunda licitação do novo sistema de transporte público será lançada em agosto de 2025. O processo definirá a empresa responsável pela operação dos 400 ônibus elétricos, estrutura de garagens, manutenção e corpo de funcionários.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Segundo Farias, quatro empresas apresentaram manifestação formal de interesse, e o edital deverá ser publicado ainda em agosto como previsto. A empresa selecionada administrará toda a infraestrutura operacional, utilizando potencialmente os próximos 20 veículos a serem entregues já em setembro de 2026.

A terceira etapa do certame será focada na operação financeira, incluindo a cobrança tarifária. O município planeja realizar até setembro de 2025 uma intervenção administrativa no Consórcio 123, responsável atualmente pela compensação tarifária. A Urbam poderá assumir essa gestão financeira internamente via consórcio.

A licitação e a futura transição para ônibus 100% elétricos representam uma mudança estratégica na mobilidade urbana da cidade. Com frota estimada em 400 veículos, São José dos Campos superará o total de ônibus elétricos operando no Brasil atualmente.

A ubicação de novas garagens e a contratação de cerca de 1.000 funcionários, muitos aproveitando os profissionais já ativos no sistema, são medidas previstas para garantir o reestabelecimento e aprimoramento dos serviços.

Caso o cronograma seja cumprido — edital em agosto e transição financeira até setembro —, a reestruturação do transporte público em SJC poderá se tornar referência no Vale do Paraíba. No entanto, a complexidade da implantação exige transparência, articulação técnica e participação social desde agora para evitar atrasos e garantir a eficiência e sustentabilidade do modelo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.