O Banco Central confirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que bloqueou as contas bancárias, ativos financeiros, cartões e chaves Pix do ex-assessor de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, conforme determinação do ministro. A informação foi formalizada em ofício enviado à Corte e anexado aos autos nesta segunda-feira (4).
Segundo o documento, a ordem de bloqueio foi transmitida a todas as instituições financeiras. As chaves Pix vinculadas ao CPF de Tagliaferro, registradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), foram bloqueadas em 31 de julho de 2025.
Tagliaferro atuou como assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação, órgão vinculado à presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre agosto de 2022 e julho de 2023, período em que Moraes presidia a Corte. Ele é apontado pela Polícia Federal como autor do vazamento de informações internas do gabinete de Moraes para a imprensa — fato que ele nega.
Indiciado por violação de sigilo funcional com dano à Administração Pública, o ex-assessor deixou o Brasil e foi visto na Itália, onde, segundo reportagem da coluna de Paulo Cappelli, do Metrópoles, comemorou com champanhe a sanção imposta por Donald Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, por meio da Lei Magnitsky.
Em um vídeo divulgado no podcast "Timeline", apresentado por Allan dos Santos, atualmente foragido nos Estados Unidos, Tagliaferro aparece brindando e faz menções a supostos abusos e irregularidades envolvendo integrantes do Supremo Tribunal Federal. Em mensagens privadas a aliados, ele alega ter armazenado documentos e dados sigilosos.
“Tenho bastante coisa, aquilo lá é só a pontinha do iceberg. Tem algumas coisas fraudulentas que foram feitas. Ele [Moraes] vai me assistir, ele sabe do que estou falando. A ordem era deletar, e como sou uma pessoa prevenida, sempre guardei. Um dia isso viraria história e teríamos que contar a verdade”, declarou Tagliaferro.
Até o momento, Moraes já negou o pedido da defesa de Tagliaferro para reaver o celular apreendido, bem como recusou o pedido para que fosse declarado impedido de atuar no caso.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
SJC: Liberada via provisória para acesso ao Jardim Satélite
Medida visa reduzir impacto de obras no viaduto da Dutra, na Mário Covas
Prisão domiciliar de Bolsonaro gera mal-estar no STF
Decisão de Moraes irrita colegas da Corte e pode ser revista
Adolescente é preso com carro roubado e tentar atropelar PM em Caçapava
Jovem de 17 anos bateu em viatura e fugiu na contramão; responde por tentativa de homicídio e desobediência
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.