Por Mara Cirino Em RMVale

Boletim mensal aponta situação do lixo nas praias do Litoral Norte; veja resultado da primeira análise

De 2.600 animais encontrados mortos na região desde 2015, 48% foram vítimas de lixo no mar

lixo_e_uma_das_principais_causas_de_morte_nao_natural_de_animais_marinhos_foto_argonautas

Dos animais encontrados mortos desde 2015 no Litoral Norte, 48% foram vítimas do lixo depositado no mar

Foto: Divulgação/Argonauta


O Instituto Argonauta e o Aquário de Ubatuba iniciam esta temporada de verão com o lançamento do Boletim do Lixo nas Praias. O objetivo é fazer uma classificação desde as mais limpas às mais caóticas. A coleta será diariamente e os dados serão disponibilizados no dia 10 de cada mês.

A ideia surgiu da necessidade de informar e sensibilizar moradores, turistas e gestores públicos acerca do estado de contaminação das praias no início da temporada de verão e da necessidade de mobilização da sociedade civil e governos para reduzir o problema.

No mês de novembro, em Caraguatatuba, foram monitoradas 15 praias, em Ubatuba 57 praias, São Sebastião com 31 e Ilhabela 29 praias.

A situação mais preocupante foi em Caraguatatuba onde sete delas apareceram como Inaceitável - lixo amplamente distribuído com algumas acumulações – sendo elas Camaroeiro, Indaiá/Centro, Pan Brasil, Palmeiras, Flexeiras, Romance e Porto Novo. Nos outros municípios elas aparecem sem lixo ou traços.

Leia MaisFeriado do Ano Novo chega com 31 praias poluídas no Litoral NorteMarinha abre Operação Verão no Litoral Norte; veja as 15 dicas para uma navegação seguraQuatro pessoas são presas em Caçapava pelo assassinato dos irmãos de Divinópolis(MG)


“Acontece que, apesar de um aumento da preocupação e da veiculação de diversas notícias sobre o tema, na prática ainda observamos uma enorme quantidade de lixo indo parar nos rios, praias e mar da região e o que é pior, afetando diretamente a fauna marinha”, diz o criador da ideia do boletim, o oceanógrafo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba.

A bióloga Carla Beatriz Barbosa, diretora executiva do Instituto Argonauta e coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na região, ressalta que de 2.600 animais encontrados mortos e necropsiados pelas instituições, 48% apresentaram alguma interação com o lixo marinho. Essa análise é desde 2015 quando o projeto foi implantado no Litoral Norte.

Inspirado no Boletim de Balneabilidade das praias editado pela Cetesb e que avalia que dá a qualidade da água nas praias no litoral de São Paulo medindo os coliformes, o Boletim do Lixo nas Praias se utiliza de uma metodologia científica adaptada à essa realidade intitulada Aquatic litter, management and prevention—the role of measurement publicada no Journal of Coastal Conservation e estabelece quatro padrões de classificação das praias que vão da mais limpa até a caótica.

Para a bióloga Natalia Della Fina, gestora executiva do projeto, “o referido trabalho poderá servir como referência tanto para um turista ou morador local que quer ir a uma praia e saber qual o estado de limpeza da areia, como para um gestor municipal direcionar os esforços na limpeza e na colocação de lixeiras”.

agentes_ambientais_retiram_lixo_de_praia_foto_argonautas

Agentes ambientais recolhem lixo de praia em Ubatuba; boletim vai classificar situação em todo o Litoral Norte

Foto: Divulgação/Argonauta



Ainda conforme ela, “auxilia também para uma análise mais profunda do problema através da elaboração de artigos científicos que estão em andamento e que serão publicados ainda neste próximo ano”.

Desde 1997 o Aquário de Ubatuba mantém uma campanha contra o Lixo no Mar em parceria com o Projeto Tamar e, posteriormente, com o Instituto Argonauta.  Dentre as últimas iniciativas do trabalho, estão a coleta diária de lixo nas praias pela equipe do Instituto Argonauta, com apoio do Aquário de Ubatuba que cede as sacolas, recolhendo sistematicamente os resíduos, sendo 22 toneladas nos últimos 30 meses e que fornecem dados para o que os pesquisadores estão chamando de um raio-x sobre o lixo nas praias do Litoral Norte.

Os dados sobre a qualidade do lixo estarão disponíveis online no facebook do Instituto Argonauta e pelo site www.institutoargonauta.org.

Whatsapp WhatsMeon Whats 02 Horizontal

Boletim do Lixo de Novembro


Quantidade de lixo recolhida

Ubatuba: 383,4 kg de lixo em 57 praias monitoradas, 
São Sebastião242,6 kg de lixo  em 31 praias monitoradas
Ilhabela:  149,2 kg de lixo  em 29 praias monitoradas
Caraguatatuba:  299,9 kg de lixo em 15 praias monitoradas. Sete foram classificadas como Inaceitável (lixo amplamente distribuído com pontos de acumulação):  Camaroeiro, Indaiá/Centro, Pan Brasil, Palmeiras, Flexeiras, Romance e Porto Novo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mara Cirino, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.