Por Felipe Kyoshy Em RMVale

Câncer de mama também pode afetar cães; saiba como prevenir

Segundo veterinária, cerca de 90% tumores de mama são malignos

cancer_de_mama_caes1

Câncer de mama tambem pode castigar cães

Pedro Ivo Prates/Meon

Outubro é reservado para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, com a campanha “Outubro Rosa”, que é lembrada em vários países no mundo e tem ganhado força no Brasil nos últimos anos. Porém, o que muitos talvez não saibam é que essa doença também castiga animais, em especial os cães.

“Grande parte dos tumores mamários nos animais acometem as fêmeas, sendo extremamente raro em machos. Devido a influências hormonais, a presença de receptores hormonais, como estrógeno e progesterona, tem papel importante para excitação hormonal no desenvolvimento de tumores. Aproximadamente 90% dos tumores de mama são malignos”, comenta a veterinária Carla Storino Bernardes.

Entre os fatores para o desenvolvimento do tumor há a questão genética e a ambiental, que leva em consideração, entre outras coisas, a alimentação. O principal método de prevenção é castração.

"As fêmeas castradas antes do primeiro cio têm 0,5% de chance da contração da doença. Após o primeiro, sobre para 8%. No terceiro, vai para 26%. O recomendado é fazer a castração antes disso. Não é bom fazer antes por causa dos hormônios, que impedem o desenvolvimento", diz a veterinária Fernanda Domingues.

Assim como nas mulheres, a melhor forma de identificação é com apalpação. Foi dessa forma que a dona da cadela Mel, da raça chow-chow descobriu a doença. Como ainda estava em estágio inicial, conseguiu fazer o tratamento e hoje já está curada. Na época, tinha 13 anos.

“Nós estávamos brincando e sentimos um nódulo nela. Foi aí que começamos a nos preocupar. Levamos ao veterinário, fizemos os exames e identificamos que era câncer mesmo. Foi preciso tirar toda a cadeia mamária e fazer a cirurgia. Hoje já se recuperou e está bem”, comenta Felisbela Espírito Santo.

O diagnóstico também pode ser feito por imagem e biopsia preliminar. Um dos sintomas iniciais são mamas edemaciadas e vermelhas e em alguns casos pode apresentar exsudato (muco), e em casos mais graves apresentem ulceração de pele. A única forma de remoção do tumor é por cirurgia.

“É igual na mulher. Tira uma parte da mamária ou duas delas. Animais não sofrer muito com estética, principalmente. Mas a melhor forma de prevenção é a castração”, complementa a Fernanda Domingues.

cancer_de_mama_caes

Mel, da raça chow-chow, sofreu com câncer de mama

Pedro Ivo Prates/Meon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.