Por Caroline Corrêa Em RMVale Atualizada em 24 JUN 2021 - 10H53

Conheça a história do tradicional bolinho caipira de São José dos Campos

A iguaria tem tradição centenária e começou em rito litúrgico na Igreja Matriz na Semana Santa no inicio do século passado

Divulgação
Divulgação


Dizem que o famoso bolinho caipira foi criado em São José dos Campos para alimentar os devotos que passavam a noite em vigília pascal na Igreja Matriz, entre a Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia, para a ação litúrgica Guarda ao Senhor Morto, no início do século XX.

“Atrás da igreja, tinham barraquinhas que vendiam um bolinho com recheio de peixinho lambari, que alimentava os católicos que passavam a noite em vigília pascal”, explica Ângela Savastano, folclorista Museu do Folclore.

Devido a grande abundância dos lambaris no Rio Paraíba e a tradição dos católicos de não comer carne vermelha na semana santa, os bolinhos eram feitos com massa de farinha de milho umedecida com água temperada. “O lambari cru era envolvido por essa massa e as pessoas deixavam a cabeça e o rabo pra fora”, afirma a folclorista.

Arquivo/Meon
Arquivo/Meon
Bolinho caipira


Com o passar dos anos, os lambaris já não eram mais encontrados no rio e a Igreja Matriz deixou de realizar o rito litúrgico durante a noite. “O bolinho da semana santa parou de ser feito, mas todos estavam acostumados com ele”, diz Ângela. “Foi quando o bolinho passou a ser de carne moída e na festa de São João Festivo”, complementa.

O quitute tradicional das festas juninas se espalhou para o Vale do Paraíba e, em cada cidade da Região, tem sua história diferente.

Em 2006, a Câmara Municipal de São José dos Campos incluiu o bolinho caipira como patrimônio cultural e gastronômico da cidade. “A comida é testemunho da cultura popular”, finaliza Ângela.


Receita

Ingredientes da Massa

• 1/2kg de farinha de milho amarela

• - 1 1/2 L de água

- 1 tablete de caldo de carne

-4 colheres (sopa) de óleo

- 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca

Ingredientes do Recheio 400 g de carne moída

- cebola picada

- alho amassado

- salsinha e cebolinha picadas

- sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

Massa: Em uma vasilha, junte as farinhas e, com as mãos, misture-as até desmanchar todos os grumos. Adicione o óleo e reserve. Ferva a água com o tablete de caldo de carne. Junte as farinhas reservadas e misture bem, deixando cozinhar por 2 ou 3 minutos, mexendo sempre até obter uma massa macia, lisa e homogênea (tipo uma polenta)

Recheio

Misture todos os ingredientes

Montagem

Separe uma pequena porção da massa e achate-a na palma da mão. Coloque dentro um pouco do recheio e feche com a própria massa dando o formato de um bolinho compridinho. Enrole enquanto a massa estiver morna. Não a deixe esfriar. Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo quente, aos poucos, de maneira que fiquem cobertos pelo óleo. Escorra-os em papel absorvente. Sirva-os quentes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Caroline Corrêa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.