Por Cláudio Rodrigues Em RMVale

Contra coronavírus, cidades do Litoral Norte ampliam leitos e compram testes rápidos

Região tem mais de 70 leitos disponíveis para Covid-19. Desses, apenas seis pacientes estão internados; Caraguatatuba e Ilhabela compram mais de 200 testes

Divulgação
Divulgação
UPA Central de Caraguatatuba vai ganhar 80 leitos no terceiro andar, espaço que só atende Covid-19


Nas últimas semanas, as cidades do Litoral Norte têm ampliado o número de leitos de UTI para combater o novo coronavírus. Outra medida é realização de testes rápidos. A testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. No caso da pandemia do novo coronavírus, não é diferente: a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que todos sejam testados, principalmente para encontrar e isolar os pacientes assintomáticos — importantes vetores na disseminação do vírus.

De acordo com a prefeitura de Caraguatatuba, dos 39 leitos disponíveis na Casa de Saúde Stella Maris, 14 são de UTI, sendo sete criados e exclusivos para Covid-19. Os dados atualizados desta quarta (22) apontam que cinco leitos estão ocupados com pacientes.

Ainda segundo a prefeitura, a UPA Central vai ganhar 80 leitos no terceiro andar, espaço que só atende Covid-19. As adequações para montagem dos leitos começam nesta semana.

Em relação aos testes rápidos, a prefeitura adquiriu 250 testes e aguarda mais 300 do Ministério da Saúde. Ao todo, 41 testes foram utilizados, apenas em profissionais de saúde.

Ubatuba

Em Ubatuba, há 30 leitos reservados para o Covid-19, porém se necessário, serão utilizados todos os 84 disponíveis na Santa Casa, diz a prefeitura. O município tem uma internação com suspeita da doença.

De acordo com a prefeitura, a cidade não adquiriu testes rápidos. “No momento temos outras prioridades e o Instituto Adolfo Lutz tem liberado os resultados com mais agilidade”, diz a nota.

Ilhabela

O arquipélago de Ilhabela tem seis leitos de UTI e 17 leitos de enfermagem comum, diz a prefeitura. Não há pacientes internados com suspeitas de coronavírus.

Segundo a prefeitura, 206 pessoas foram testadas no município. A cidade aguarda resultado de apenas dois exames. Todos os outros deram negativo. O arquipélago tem hoje três casos confirmados da doença.

São Sebastião

A prefeitura de São Sebastião informou que o município conta com 22 leitos de UTI em toda cidade. Até o fechamento desta reportagem, a administração não informou a quantidade de leitos ocupados e se a cidade adquiriu ou não testes rápidos.

Hospital Regional

Inaugurado no dia 30 de março com 10 leitos disponíveis, o Hospital Regional de Caraguatatuba serve como suporte aos municípios. Atualmente, cinco pacientes de Caraguá estão internados no local.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Cláudio Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.