RMVale

Encontrar emprego pode ser mais fácil no 1º trimestre do ano, diz profissional de RH

Empresas aproveitam o período para buscar talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

25 JAN 2022 - 20H58

Prefeitura de Jacareí

Com o ano de 2022, continua a expectativa e a maratona para encontrar emprego. É o caso da profissional de limpeza Viviane Silva, de 46 anos e moradora de Jacareí. “Estou há dois meses a procura de uma nova oportunidade. Procuro tanto on-line quanto pessoalmente. Me preparo para quando for contratada, para dar o melhor de mim nas minhas funções; minha expectativa é a melhor possível”.

Viviane talvez não saiba, mas encontrar emprego no mercado de trabalho pode ser mais fácil nos primeiros três meses do ano, é o que afirma o coordenador do curso de Gestão de RH da faculdade Anhanguera, de Jacareí, professor Diogo Rosa da Silva.

Leia MaisVídeo: casinha comunitária para cachorros é incendiada na estrada do Jaguari em São JoséProgramas de férias da prefeitura de São José atraíram mais de 6.500Polícia prende um dos criminosos mais procurados de São José em praia no RJSegundo ele, é neste período que as empresas estão atrás de talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais.

“É importante estar preparado para oportunidades que podem surgir com o início de 2022, muitas vagas são ocupadas no primeiro trimestre e profissionais que estão parados, mas possuem experiência, podem aproveitar o momento para recolocação no mercado”, afirmou o docente.

“Umas das áreas mais aquecidas nesta época é a de Ciências Contábeis, quando acontece a entrega de diversas obrigações acessórias das empresas e a proximidade da declaração de imposto de renda de pessoas físicas, abrindo muitas posições efetivas e, também, estágios”, acrescentou.

O coordenador lembrou que não existe fórmula mágica para se destacar em processos de seleção, “mas algumas dicas simples podem ter efeito promissor na disputa por uma vaga”, e selecionou cinco pontos a se considerar na busca pelo emprego:

Fique on-line

Na era digital, a tecnologia deve estar aliada aos potenciais do candidato e, por isso, é preciso que haja o cadastro nos principais sites com vagas disponíveis, participar de grupos e de comunidades relacionados ao ofício e atualizar as redes sociais de perfil profissional. “Principalmente com a pandemia e o distanciamento social, o espaço virtual deve ser utilizado como cartão de visitas para quem quer voltar a trabalhar”, ressaltou o professor.

Leia notícias

As discussões que fazem parte de entrevistas de seleção abordam assuntos da atualidade e a melhor forma de manter-se informado é com a leitura dos principais veículos de comunicação. “É importante que haja uma rotina e organização para ler jornais e portais, pelo menos quatro dias por semana, para ficar por dentro do que está acontecendo”, recomendou.

Prepare o currículo

“As informações profissionais devem estar expostas de maneira a valorizar sua trajetória. O ideal é apresentar dados pessoais de forma sucinta e reservar espaço para descrever a evolução do candidato em trabalho e educação”.

Valorize contatos

Um bom networking pode potencializar a carreira e auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. “Não se trata de bajulação, que tem o efeito contrário, mas é necessário estabelecer uma conexão com outras pessoas e criar uma rede de contatos. Devemos lembrar que uma indicação pode ser a primeira etapa de um processo de contratação”.

Seja confiante

A autoestima vale como uma maneira de conquistar a atenção de recrutadores. “Apostar na verdade e acreditar no seu potencial, no aspecto profissional e pessoal, é um caminho para valorizar a sua reputação e esse traço é bem recebido por empresas. O candidato deve destacar as suas habilidades e sonhos com humildade e confiança”, concluiu o docente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.