A Câmara Municipal de São José dos Campos entregou nesta sexta-feira (28), a medalha Cassiano Ricardo à Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), pelos seus 70 anos. A iniciativa foi do vereador Juvenil Silvério (PSD), que propôs o decreto legislativo 27/24.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
O parlamentar ressaltou a contribuição social e educacional para a região por meio da formação de profissionais. “A medalha é uma forma de homenagear a história dessa instituição tão valiosa”. Falou ainda sobre a importância do profissional do Direito para a sociedade e para os vereadores que buscam aconselhamento jurídico ao longo do mandato.
Um vídeo relembrou como foi a fundação em 1954 e trouxe depoimentos, como de um advogado que foi aluno da primeira turma, um juiz formado no curso da Univap, além de destacar o núcleo de práticas jurídicas como um diferencial. Por meio de convênio com a Defensoria Pública, os alunos atendem e orientam pessoas de baixa renda sob a supervisão de um profissional graduado. Outro vídeo exibido continha mensagens de alunos.
O professor Clélio Marcondes Filho, ex-aluno e docente há 38 anos, contou que a inspiração para seguir essa carreira foi seu pai, o professor mais antigo da faculdade, Clélio Marcondes. E afirmou a excelência do corpo docente formado por advogados especializados em diversas áreas, promotores, procuradores, juízes e desembargadores que se dedicam não somente a transmitir ensinamentos teóricos, mas a experiência do mercado e valores humanistas para formar profissionais éticos.
O coordenador pedagógico do curso de Direito, Frediano José Momesso Teodoro afirmou que a faculdade de hoje é um legado daqueles que vieram antes. Representando o prefeito, o assessor de Controle Interno e Transparência da Prefeitura, William de Souza Freitas, também professor e ex-aluno, disse que a Faculdade de Direito da Univap é um marco para a cidade de onde saem profissionais aptos a servir à sociedade.
Em nome da instituição homenageada, o reitor da Univap, Milton Beltrame Júnior, o vice-reitor Sérgio Bacha e o diretor da Faculdade de Direito, professor Edgar Solano receberam a honraria.
O professor Edgar Solano salientou a transformação sutil e gradual pela qual passam os estudantes, e a nostalgia que sentem ao concluir o curso.
Sérgio Bacha, há 42 anos na faculdade (somando o tempo como aluno e professor), expressou sua gratidão e trouxe à memória a referência histórica de que a Faculdade de Direito foi concebida como um contraponto ao ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, criado em 1950, para que a cidade tivesse um curso da área das ciências sociais.
O reitor Milton Beltrame Júnior disse se sentir honrado e lembrou que, por ser uma instituição sem fins lucrativos, a universidade investe na missão de formar profissionais competentes e cidadãos, concedendo mais de mil bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. E agradeceu ao quadro docente pelas décadas de dedicação.
O vereador Fernando Petiti (PSDB) e o secretário municipal de Educação e Cidadania, Jhonis Santos, prestigiaram a solenidade, que contou com apresentações dos músicos João Bosco Mendes e Gladison de Araújo, membros da orquestra comunitária do Instituto AFAM.
Tamoios terá operação Pare e Siga para passagem de carga especial
Haverá interdição da Serra Antiga
Eleição do papa Leão XIV é celebrada pelo Santuário de Aparecida
Robert Prevost já visitou o Brasil duas vezes
Preço da cesta básica sobe em 15 capitais
Alimentos como café, batata e tomate puxaram alta registrada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.