Utilizar uma energia limpa renovável, reduzir o valor da conta de energia elétrica e a possibilidade de valorizar o imóvel são apenas alguns motivos pelos quais houve um aumento considerável por financiamento energia solar para condomínios.
E quando falamos condomínios, isso abrange desde condomínios de casas como de prédios, onde todos podem usufruir das vantagens da energia solar.
Você mora em um condomínio e quer saber como financiar um projeto para instalação de sistema solar fotovoltaico em sua casa?
Continue a leitura e descubra não somente como funciona o financiamento, mas também como é feita a distribuição de energia e o que os moradores têm a ganhar!
Com o desenvolvimento da tecnologia no setor e incentivos oferecidos pelo Governo, cresceram também as opções de financiamento energia solar para condomínios.
Bancos públicos e privados oferecem financiamentos desde a elaboração do projeto até a instalação das placas solares.
O primeiro passo é contratar uma empresa para fazer um estudo e avaliar se a instalação de um sistema solar é um projeto viável financeiramente.
Antes de procurar uma instituição financeira, é necessário que o projeto seja aprovado em assembleia.
Enfim, o financiamento de energia solar para condomínios funciona da mesma maneira que qualquer outro financiamento, ou seja, parcelas devem ser pagas por um período pré-estabelecido.
Nesse caso, as prestações serão rateadas entre todos os condôminos.
A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – através da Resolução Normativa 687/2015, estabelece algumas regras para geração de energia solar em condomínios:
A utilização da energia elétrica é feita de forma independente, com unidades consumidoras individualizadas e uso de áreas de uso comum, desde que as unidades estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas.
Nesse caso, consumidores se reúnem, por meio de cooperativa ou consórcio, com unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras, onde a energia excedente será compensada.
Já o autoconsumo remoto caracteriza-se por unidades consumidoras com a mesma titularidade, mas dentro da mesma área da concessionária, e o excedente é revertido em créditos.
Portanto, no sistema de compensação de energia, além dos consumidores adquirirem e instalarem uma central geral fotovoltaica e ter seu imóvel (área individual e comum) total ou parcialmente suprido energeticamente, a energia excedente é injetada na rede.
Isso vai gerar créditos, os quais, em até 60 meses serão compensados, isto é, abatidos na conta de energia.
Vários bancos, públicos e privados, disponibilizam linhas de crédito voltadas para a instalação de placas solares, alguns deles são:
Banco do Brasil;
Santander;
Caixa Econômica Federal;
BV;
Sicred.
Como as taxas de juros variam de uma instituição para outra, recomenda-se fazer uma simulação antes de contratar financiamento energia solar para condomínios.
A principal vantagem do financiamento energia solar para condomínios é permitir o acesso de mais e mais pessoas à energia solar, o que se traduz em menos custos com energia elétrica e sustentabilidade do planeta.
Ao instalar um sistema fotovoltaico em condomínios, além da redução na conta de luz, confira outros benefícios:
Se você considerar que os equipamentos têm uma vida útil de 25 anos, isso tem um reflexo direto na ausência das tarifas a serem pagas à concessionária, ou seja, o condomínio vai economizar durante 20 anos.
Apenas para você ter uma ideia, a energia solar em Goiânia já faz parte de projetos de condomínios que nem saíram do papel.
Isso mostra que é um investimento que vale super a pena!
SJC: Prefeitura lança força-tarefa de poda em bairros Vista Verde e Morumbi
Ação preventiva começa na próxima semana nas zonas leste e sul para reduzir riscos e atender demandas dos moradores
Trump diz que Lula pode ligar a qualquer momento
Presidente dos EUA abre caminho para diálogo, mas mantém críticas a tarifas
8ª edição do Festival FELINO começa neste sábado (2)
Evento aconte até 26 de agosto em todo Litoral Norte
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.