Greve geral está marcada para esta sexta-feira (30)
Arquivo/Meon
A greve geral, organizada pelas centrais sindicais de todo o país para a próxima sexta-feira (30) deve afetar o funcionamento do transporte coletivo, bancos, escolas e repartições públicas na região, a exemplo do que ocorreu no dia 28 de abril.
Além disso, várias manifestações devem acontecer durante todo o dia, em vários pontos da cidade. A região central das cidades deve ser a mais afetada.
A paralisação vai protestar contra as reformas Trabalhista e da Previdência e pedir a saída do presidente Michel Temer (PMDB).
Em São José dos Campos, sindicatos de várias categorias aprovaram a adesão nas manifestações (condutores, petroleiros, bancários, vidreiros, químicos, correios, alimentação, construção civil, servidores municipais de São José dos Campos e Jacareí e servidores estaduais da saúde e Previdência).
“Queremos fazer um movimento parecido que fizemos em 28 de abril. O Temer foi denunciado e queremos derrotar a reformas, que só vão prejudicar o trabalhador”, disse ao Meon o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Antônio Ferreira de Barros, o Macapá.
Detalhes sobre a greve será definida em uma assembléia com representantes dos sindicatos está marcada para a noite desta quinta-feira (29).
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos do Vale do Paraíba (Sintect-VP), o atendimento em todas as agências de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí será paralisado.
“As unidades nas principais cidades da região devem parar e há a possibilidade de estender a greve para outras cidades também”, afirmou Marcílio Medeiros, presidente do Sintect-VP.
Assim como os Correios, todas as agências bancárias em São José dos Campos estarão fechadas na sexta-feira, de acordo com a diretoria do Sindicato dos Bancários (SEEB). “Fizemos uma assembléia e ficou decidido que não haverá atendimento nas agências nesta sexta em São José”, comenta Luiz Roberto Freitas, diretor do sindicato.
A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) também vai aderir à greve. Professores foram convocados para a pralisação e haverá manifestação na Praça Afonso Pena, na região central, e em frente à prefeitura.
Na greve de 28 de abril, o transporte coletivo foi suspenso em Taubaté, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Caçapava, São José dos Campos e Jacareí. No entanto, o sindicato não quis antecipar em quais cidades haverá paralisação nesta sexta.
Operação especial
A Polícia Militar prepara uma mobilização para sexta-feira. De acordo com o Capitão Arlindo Soares Junior, 100% do efetivo estará nas ruas acompanhado as greve. Atualmente, a região conta com 3 mil policiais.
“Todo o efetivo estará de prontidão na greve, em todos os municípios da região. O contingente está preparado para atuar caso haja necessidade. Todo o planejamento já está traçado”, afirma.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.