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Instituições financeiras são campeãs do ranking de reclamações do Procon de São José

Registros de atendimentos feitos pelo órgão de proteção aumentaram 42% em 2021

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

14 JAN 2022 - 20H51 (Atualizada em 17 JAN 2022 - 15H08)

Adenir Britto/PMSJC procon (Adenir Britto/PMSJC)

As instituições financeiras são as campeãs em número de reclamações, segundo o ranking divulgado pelo Procon de São José dos Campos.

O órgão registrou 13.698 reclamações no ano passado, o que representa aumento de 4,78% em relação a 2020, em que 13.073 queixas foram registradas.

O número de atendimentos realizados aumentou 42,16%, em comparação ao mesmo período de 2020; foram 121.430, enquanto no ano anterior, 85.416.

Top 10

Segundo o ranking do Procon, os dez segmentos com o maior número de reclamações em 2021 foram:

  • Instituições financeiras - 2.783;
  • Telefonia móvel – 2013;
  • Financeiras 959;
  • Comércio varejista – 926;
  • Serviços em geral 813;
  • Energia elétrica – 395;
  • Agências de viagem 328;
  • Faculdades/universidades – 311;
  • Seguradoras – 261;
  • Fabricantes de eletrônicos – 251.

Dez empresas campeãs do Top 10 de queixas em 2021:

  1. Vivo – 689;
  2. Grupo Claro/Net/Embratel/Nextel – 646;
  3. Tim Celular – 405;
  4. EDP – 381;
  5. Caixa Econômica Federal – 360;
  6. Banco Pan 263;
  7. Bradesco 262;
  8. Ficsa – 257;
  9. OI Móvel – 231;
  10. Via Varejo Ponto Frio/Casas Bahia/Extra/Barateiro - 230.
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O que dizem as empresas

O Portal Meon fez contato com as empresas citadas no ranking do Procon Municipal de São José dos Campos.

Leia MaisCovid-19: sindicato cobra contratações para cobrir afastados da Saúde em São JoséOperação de combate à dengue em Ilhabela termina em prisão de morador e mais de 5 caminhões de sucataMoradores registram chuva de granizo em Taubaté nesta sextaA Vivo informou que atua para aumentar a resolutividade das demandas e a satisfação dos clientes e que mantém diálogo transparente com os órgãos de defesa do consumidor. “Nos quesitos satisfação do cliente e resolutividade, a Vivo obteve altos índices que apontaram 4,1 e 92,4%, respectivamente, segundo indicadores do acumulado de 2021 no Consumidor.gov. E a solução das demandas preliminares dos consumidores, junto aos Procons, chega a 88%. (...)Apenas no último ano, a Vivo investiu cerca de R$ 9 bilhões para oferecer a melhor infraestrutura aos clientes, seja com a tecnologia de fibra na rede fixa ou com as novas gerações na rede móvel”, disse a nota.

A Tim respondeu que “trabalha constantemente para reduzir o número de reclamações recebidas no Procon de São José dos Campos e aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços e do atendimento prestado. A operadora segue investindo nos seus canais de relacionamento, com foco na melhoria contínua da experiência do cliente.”

A EDP informou que todas as reclamações são tratadas com prioridade, seguindo as normas regulatórias da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A companhia acrescentou que investe na “modernização e manutenção da rede elétrica na área de concessão e nos canais de relacionamento com o consumidor, com ferramentas para facilitar a comunicação, como o EDP Online, um portal de serviços completo que pode ser acessado pela web ou aplicativo, além do WhatsApp e videoatendimento”.

A Caixa informou que “ampliou o número de empregados e colaboradores para fortalecer a sua rede de atendimento, em especial nas agências que concentram os maiores números de pagamento dos benefícios sociais”. Sobre o ranking do Procon Municipal, a Caixa afirmou que “é prática do banco o treinamento e aperfeiçoamento contínuo dos seus empregados a fim de estabelecer um atendimento de excelência aos clientes, bem como o acompanhamento e resposta de todas as reclamações registradas”. A instituição acrescentou que “trabalha para a manutenção dos serviços prioritários à população, em especial o pagamento de benefícios sociais”.

O Banco PAN respondeu que “tem realizado consistente revisão e melhorias em seus produtos e processos, tendo como objetivo uma contínua evolução da qualidade de serviços e atendimento. Exemplo disso é o pioneirismo na digitalização de serviços que têm sido importantes no combate a fraudes. O PAN reforça, ainda, sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”.

O Bradesco respondeu que acompanha as manifestações dos clientes e prioriza o encaminhamento de soluções, com foco na redução dos índices de reclamação. “Todos os apontamentos são acompanhados de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento a todos os clientes e usuários de seus produtos e serviços”. A nota do banco também diz que “o Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses”.

O portal aguarda posicionamento da Via Varejo Ponto Frio/Casas Bahia/Extra/Barateiro.

Grupo Claro/Net/Embratel/Nextel, Ficsa e Oi Móvel não responderam até a publicação da matéria.

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