RMVale

LG também vai encerrar produção de notebooks e monitores da fábrica de Taubaté

Cerca de 700 pessoas devem ser demitidas e setor será transferido para Manaus

Escrito por Julia Lopes

07 ABR 2021 - 09H03 (Atualizada em 07 ABR 2021 - 12H31)

Divulgação/Sindmetau LG (Divulgação/Sindmetau)

A LG Eletronics vai encerrar também a produção de notebooks e monitores da fábrica de Taubaté. A informação foi confirmada pela empresa ao Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) durante reunião nesta terça-feira (6). Na última segunda-feira (5), a LG já havia anunciado o encerramento global da produção de celulares, também fabricada na unidade de Taubaté, alegando ter prejuízos na área.

Segundo o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, a empresa pretende transferir a produção de notebooks e monitores da fábrica de Taubaté para Manaus e que a motivação para a mudança seria os incentivos fiscais para o setor na capital do Amazonas, o que não ocorre no estado de São Paulo.

"A LG posicionou que é única e exclusivamente por conta dessa questão do ICMS. Por conta de não ter incentivos no estado de São Paulo, e em Manaus ter os incentivos", disse Cláudio.

Segundo o sindicato, a posição da LG ameaça os empregos de cerca de 700 trabalhadores na planta (400 do setor de celulares e 300 da linha de monitores e notebooks). No total, a LG conta com aproximadamente mil funcionários em Taubaté. Fora os mais 420 trabalhadores terceirizados que fabricam peças para estes setores. 

Ainda durante a reunião, a empresa sinalizou que o único setor mantido na cidade deverá ser o de call center/service, que conta com 300 trabalhadores. O Sindicato informou que terá mais três reuniões com a empresa até a próxima sexta-feira (9).

Segundo o presidente do Sindmetau, neste momento a negociação com a empresa tenta construir um acordo para ser apresentado para deliberação dos trabalhadores.

Na reunião, a LG disse que há possibilidade de realocação de trabalhadores de Taubaté para Manaus, mas não apontou a quantidade. A empresa citou ainda estudos para reativação da produção da linha branca na fábrica de Taubaté. Entretanto, essa operação depende da obtenção de incentivos fiscais e é avaliada para um cenário pós-pandemia.

Posicionamento da LG

Em nota, a LG Eletronics informou que tem feito vários esforços para garantir a continuidade dos negócios. No entanto, com a crescente competitividade global, bem como em razão dos prejuízos acumulados no segmento de smartphones de 23 trimestres consecutivos e perdas operacionais acumuladas, a empresa decidiu encerrar suas atividades de celular globalmente, o que resultará no encerramento da produção na unidade de Taubaté.

A LG informou que mesmo após o encerramento da produção e smartphones, a empresa permanecerá com as políticas de garantia deste produto aos clientes.

Para minimizar os efeitos do encerramento, a empresa iniciou negociações com o Sindicato da Categoria para implementar compensação adicional aos direitos já vigentes aos trabalhadores, que está em andamento.

Em virtude dessa decisão, a empresa também fará a transferência da produção de notebooks, monitores e all in one para sua unidade de Manaus, com intuito de fortalecer a competitividade comercial em TV / PCs / monitores, com foco na fábrica existente de Manaus e, continuará a expandir com profissionais de vendas e serviços relacionados.

Entenda o caso

Em janeiro deste ano começaram a circular informações no mercado e na imprensa sul-coreana sobre uma possível venda da divisão de celulares pela LG. Mas as negociações não avançaram.

Na última segunda-feira (5), a companhia disparou um comunicado onde informava o encerramento global da divisão de celulares, alegando que a área acumulava um prejuízo de 4,1 bilhões de dólares.

Leia mais

Fábrica de smartphones da LG em Taubaté encerrará as atividades em maio

Trabalhadores de fábricas fornecedoras da LG no Vale do Paraíba entraram em greve nesta terça-feira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Julia Lopes, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.