Se você viu algumas luzes passando pelos céus da sua cidade na noite de domingo (10) ou de segunda-feira (11), chegou a hora de desvendar o mistério. Os pontos brilhantes foram flagrados em todo o país. As teorias de que se tratavam de objetos voadores não identificados como OVNIs, foram muitas, mas a explicação é bem mais simples do que isso. Eram na verdade os satélites da Starlink, empresa norte-americana do bilionário Elon Musk.
Os pontos luminosos foram vistos entre 18h e 2h de segunda-feira e domingo em todo o Brasil. Por estarem em formação, com diferentes velocidades e direções, várias hipóteses foram levantadas. Teve quem disse que eram meteoros e até extraterrestres, como de costume quando situações incomuns ocorrem no céu.
Os satélites mantém a mesma formação, mas podem apresentar velocidades e direções diferentes dependendo do local em que foram programados para estar. Desta vez, foram 40 satélites colocados em órbita. As explicações foram repassadas ao Portal Meon pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que informou que em lugares com menos poluição é mais fácil ver os fenômenos celestes.
A empresa de Musk pretende lançar mais de 40 mil satélites para oferecer internet de melhor qualidade e mais barata em todo o mundo. Atualmente, são 400 satélites da empresa na órbita terrestre. Ainda não há previsão para o próximo lançamento, mas o serviço oferecido com ajuda deles já deve estar disponível neste ano para o Canadá e os Estados Unidos.
Caso você tenha perdido o fenômeno não se preocupe, ele poderá ser avistado de novo dentro de alguns dias, o site Find Starlink permite saber quando os satélites vão passando pelo céu em cada região.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.