RMVale

Polícia Federal resgata empregada doméstica após denúncias de trabalho escravo em São José

O empregador teria afirmado que o salário era pago em uma conta da mãe da mulher, da qual ela não mantinha contato

Escrito por Gabriel Campoy

20 JUN 2021 - 17H54 (Atualizada em 20 JUN 2021 - 18H42)

Divulgação

Uma emprega doméstica foi libertada de suas funções em uma casa na cidade de São José dos Campos neste sábado (19), após denúncia de trabalho escravo. A operação foi realizada em conjunto pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), SIT (Secretaria da Inspeção do Trabalho) e PF (Polícia Federal).

De acordo com informações do Ministério Público, a mulher trabalhava há mais de 20 anos em uma residência de condomínio fechado, tendo iniciado suas atividades ainda na adolescência.

A vítima estaria trabalhando em jornada exaustiva, de segunda a domingo, sendo, inclusive, levada em viagens da família como forma de manter a prestação de serviços nos momentos de lazer dos empregadores. De acordo com o MPT, em depoimentos, a trabalhadora teria mostrado sinais de medo constante da patroa e alta pressão psicológica.

O empregador teria afirmado que o salário era pago em uma conta da mãe da mulher, da qual ela não mantinha contato. Na prática, a empregada não tinha nenhum tipo de contato direto com o dinheiro.


Relembre o caso.

No dia 24 de abril, agentes da Polícia Militar foram acionados para investigar uma denúncia de cárcere privado em um bairro da zona oeste de São José.

Na ocasião, as autoridades encontraram uma mulher, empregada doméstica, que teria lhes informado que se sentia presa na residência, já que a patroa, segundo ela, havia pego seus documentos e a proibia de sair de casa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.