Por Meon Em RMVale

Prédios públicos de São José poderão contar com painéis solares e sistema de reuso de água

Iniciativa surge através de projeto de lei aprovado na Câmara Municipal na última quinta-feira (11)

Prédio da Prefeitura de São José dos Campos

Prédios e imóveis já existentes e os que forem construídos poderão aderir ao mecanismo

Divulgação/PMSJC/ArquivoMeon

Os prédios públicos de São José dos campos poderão instalar painéis solares e sistema de reuso da água da chuva. O Projeto de Lei que autoriza a medida foi aprovado em sessão da Câmara Municipal na última quinta-feira (11).

O projeto foi assinado por três vereadores, sendo eles Fernando Petiti (MDB), Marcão da Academia (PTB) e Dulce Rita (PSDB). O Poder Executivo tem 180 dias para regulamentar a Lei a contar da data de sua publicação.

A iniciativa abrange os prédios públicos já existentes e as futuras construções, além de imóveis alugados pelo Poder Público. O PL permite ainda a instalação de telhados verdes nessas repartições.

Segundo o vereador Fernando Petiti, a proposta foi colocada em pauta devido à economia que a iniciativa pode trazer ao município. O parlamentar informou que não houve um estudo de custo-benefício, mas segundo ele, “o resultado é gradativo e aos poucos vai surgindo efeito”.

O diretor de uma empresa de instalação de painéis solares, Willian Costa, explica que o investimento para a implantação desse sistema varia de acordo com o gasto de energia elétrica.

“Não é possível comparar um prédio com o outro ou dizer uma média de gasto com a instalação de painéis solares. Um teto solar acompanha toda a parte elétrica e outros componentes. O custo para a sua instalação é de acordo com o quilowatt produzido. O investimento do projeto apresentado retorna em economia após quatro anos de sua instalação”, explicou.

De acordo com o gestor ambiental e professor da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) Edvaldo Amorim, incentivos como este são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do município, porém os poderes públicos devem se atentar em como implantar esses sistemas.

Leia MaisTurista mineiro morre afogado em UbatubaEmbraer e Western Air assinam contrato de manutenção e reposição de peças para frota de ERJ-145Acidente grave no litoral

“Não só acho importante, mas creio que é essencial. Essa é uma maneira de incentivar investimentos de baixo impacto que diminuem o consumo de energia elétrica e contribuem com o reuso da água. No entanto, a questão do planejamento, do projeto técnico e executivo tem que ser muito bem colocado, principalmente em prédio antigo para evitar gastos desnecessários. É preciso avaliar muito bem a condição do edifício antes de querer implantar esses sistemas”, afirmou.

Edvaldo Amorim acrescenta ainda que a medida aquece setores da economia. “Esse incentivo é bom também porque você dá força para um setor da economia sustentável que é muito interessante, pois você está aquecendo um segmento e gerando emprego para esse setor”, finaliza.

De acordo com a secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, atualmente São José dos Campos conta com 1.320 prédios públicos distribuídos entre municipal, estadual e federal. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.