RMVale

Prefeitura contrata empresa para produção de energia solar em São José

A usina solar irá abastecer, por exemplo, os ônibus da Linha Verde.

Escrito por Samuel Strazzer

10 AGO 2021 - 11H50 (Atualizada em 10 AGO 2021 - 12H11)

Divulgação/Ecopistas

A prefeitura de São José dos Campos homologou a empresa que irá produzir energia solar para o município. A usina fotovoltaica irá carregar, por exemplo, os ônibus da Linha Verde.

A empresa vencedora da concorrência pública foi a Cápua Projetos e Construções LTDA – a homologação aconteceu no dia 31 de julho e a empresa deve começar a execução dos trabalhos em breve. O contrato tem o valor de R$ 53,35 milhões e é válido por 26 anos. A previsão é que o período de instalação seja de 12 meses.

Segundo o edital, a Cápua ficará responsável pela “implantação, manutenção e gestão de usinas solares fotovoltaicas no modelo de geração distribuída, incluindo a gestão de serviços de compensação de crédito de energia elétrica, com a finalidade de suprir no mínimo de 4.730 MWh por ano, da demanda de energia elétrica atual dos prédios da Contratante (Prefeitura de São José dos Campos)”.

Além disso, de acordo com a prefeitura, a produção de energia elétrica a partir da luz solar também vai carregar os ônibus da Linha Verde. A princípio, o corredor de transporte de massa, que vai ligar as regiões sul, centro e leste, terá 12 VLP’s (Veículo Leve sobre Pneus) 100% elétricos.

O VLP conta com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), não emite poluentes e tem autonomia para andar 250 quilômetros com três horas de carga. O veículo tem espaço para 168 passageiros e há espaços para cadeirantes. Em todos os assentos há portas USB para carregamento de celulares.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.