RMVale

Quase 40 mil alunos do ensino fundamental recebem plataforma de Educação Integral

Acessível do celular e do computador, sistema oferece atividades que podem ser feitas como reforço e tarefa de casa

Escrito por Meon

21 OUT 2021 - 19H59 (Atualizada em 21 OUT 2021 - 20H23)

Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos lançou esta semana a Plei (Plataforma de Educação Integral) para 38 mil estudantes do primeiro ao nono das 48 escolas de ensino fundamental da rede municipal.

O sistema tem jogos, bancos de questões de provas e simulados, trilhas de aprendizado, desafios e olimpíadas on-line acessíveis pelo computador e smartphone. Para garantir que todos possam fazer os exercícios, a prefeitura distribui, desde abril, chips de celular com acesso à internet aos alunos em situação de vulnerabilidade. 

Claudio Vieira/PMSJC
Claudio Vieira/PMSJC


As turmas já têm login e senha do sistema; houve até treinamento para que professores e estudantes aprendessem a utilizar o sistema. As atividades podem ser feitas como tarefa de casa e como reforço do aprendizado em classe.

Com uso de inteligência artificial, os dados de desempenho dos alunos são computados; o estudo é personalizado de acordo com os perfis e as necessidades deles.

Suporte à educação off-line

A Plei integra o plano da Educação Integral em São José, que também prevê atividades não presenciais no contraturno. A combinação entre ensino on-line e presencial, somada à gamificação e inteligência artificial, facilita reconhecer as necessidades dos alunos com questões de Português, Matemática, Ciências, Inglês, História e Geografia.

Para testar a adesão à plataforma, um projeto piloto da Plei foi disponibilizada à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana. Numa semana de teste com 195 alunos, foram registradas 233 horas de estudo, com 110.955 questões respondidas, 569 questões por aluno.

Claudio Vieira/PMSJC
Claudio Vieira/PMSJC


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.