Por João Pedro Teles Em RMVale

Região vai ganhar 80 novos leitos de UTI até o final de 2018

Hospitais Regionais de São José e Caraguá permitirão a expansão

20160420_obra hospital regional de são josé dos campos_(Reprodução/Facebook Felício Ramuth)

Obras do Hospital Regional de São José, previstas para serem entregues em março de 2018

Reprodução

A região vai ganhar 80 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) até o fim de 2018.

Quarenta deles serão disponibilizados no futuro Hospital Regional de São José, com previsão de entrega para março do ano que vem, e os outros 40, no Hospital Regional de Caraguatatuba, cuja inauguração deve ocorrer oito meses depois.

Dos leitos de UTI do HR de São José, dez serão infantis. Na unidade de Caraguatatuba, todos os leitos serão para adultos.

Segundo com a diretora regional de Saúde Sandra Tutuashi, as novas unidades complementam o atendimento do Hospital Regional de Taubaté, que atualmente conta com 40 leitos de UTI.

“A medida vem para complementar o atendimento que já vem sendo realizado tanto no Hospital Regional de Taubaté, quanto nas unidades auxiliares. A medida faz parte de uma reorganização da assistência de saúde para a região”, disse.

A diretora reconhece ainda que há falta de leitos em todas as regiões do Estado para atender a espera por vagas na UTI.

“Há uma necessidade de ampliar essa capacidade. Com a falta de investimentos e recursos do governo federal, o Estado vem se esforçando para cumprir esse papel. Além dos investimentos nas construções dos hospitais, ainda existem parcerias com as entidades filantrópicas, como as Santas Casas, para que não fechem as portas”, diz.

Espera nas filas

Para o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), os novos leitos são fundamentais para diminuir as filas do Hospital Regional de Taubaté. O parlamentar diz que a situação da unidade "já é crítica".

Leia MaisMaquete do Hospital Regional de Caraguá é exposta em shoppingFuturo Hospital Regional de S. José vai receber pacientes do Alto Tietê

“Atualmente, a média de pessoas esperando por vagas na UTI no Hospital Regional de Taubaté é de 10. É fundamental que a gente diminua esta espera, porque as pessoas estão morrendo na fila”, afirma.

Além das UTIs, somados, os novos hospitais regionais também disponibilizarão 220 novos leitos de clínica médica, cirurgia e pediatria de média e alta complexidade.

Atrasos

Previstas para serem iniciadas no ano de 2013, as obras do Hospital Regional de São José dos Campos tiveram início apenas em setembro de 2015.

À época, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve na cidade para anunciar a construção da unidade, que está sendo construída no Parque Industrial.

A obra é executada por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com a empreiteira Construcap.

Já a unidade de Caraguatatuba também tem financiamento realizado por meio de financiamento do BID (Banco Internacional de Investimento), que emprestará 70% dos recursos, e Estado, com 30% de contrapartida.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.