RMVale

RMVale: 14º Seminário de Educação Infantil debate diversidade e boas práticas

Evento organizado pela FLUPP acontece dia 26 de setembro em Jacareí

Escrito por Meon

10 SET 2025 - 14H00 (Atualizada em 10 SET 2025 - 14H43)

Claudio Vieira/PMSJC

Mais de 450 professores, gestores, estudantes de pedagogia e demais envolvidos na área da educação estarão reunidos para um dia de troca de conhecimento e boas práticas na 14ª edição do Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba - O Infantil é Fundamental.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

O evento, organizado pela FLUPP (Fundação Lucia e Pelerson Penido), ocorre no próximo dia 26 de setembro, das 8h às 17h, no Complexo Paulo Freire, em Jacareí.

Em um dia repleto de atividades, a edição deste ano abordará o tema “Múltiplas Infâncias”, destacando a partir da perspectiva da diversidade, a multiplicidade que existe entre as cidades do Vale do Paraíba, e que deve ser espelhada para dentro do ambiente escolar.

"O objetivo é realizar discussões que ajudem as escolas a serem espaços em que cada criança pequena se reconheça, construa uma identidade positiva e desenvolva, desde cedo, relações pautadas no respeito e no cuidado com o outro," explica Silvia Zanotti Magalhães, diretora da Flupp.

Por meio desse encontro, a FLUPP reafirma seu compromisso com a valorização da Educação Infantil no Vale do Paraíba, em parceria com educadores e secretarias municipais, sempre com um olhar atento e uma escuta ativa para as infâncias que habitam as escolas.

Na programação, destaque para uma mesa de boas práticas com educadoras das cidades de Jacareí; Guaratinguetá e Caçapava. E as palestras "Educação Inclusiva: aprender é um direito de todos," realizada por Katia Cibas, Formadora do Instituto Rodrigo Mendes; e "O que você quer ser quando crescer?", oferecida por Daniel Munduruku, escritor, professor e ativista indígena.

Haverá também uma apresentação do Coral Heliópolis, que faz parte da frente pedagógica do Baccarelli, instituição que atende crianças e jovens por meio da Educação e cultura, na comunidade localizado em São Paulo.

"A primeira infância é uma fase extremamente importante para a formação do ser humano e para que as crianças alcancem seu máximo potencial. O impacto positivo que uma educação infantil de qualidade tem na redução das desigualdades educacionais já foi comprovado por pesquisas. Portanto, o Seminário é um evento feito para pautar práticas de qualidade para a rede pública de ensino dos municípios do Vale do Paraíba e reverberar boas práticas já realizadas por excelentes educadores que atuam nesses municípios", explica a diretora da FLUPP.

Ao aplicarem os conceitos e ideias que aprendem no Seminário, os professores impactam diretamente a educação da região. Desde sua primeira edição, em 2011, o evento contribui para que os profissionais da área assumam um compromisso diário com a ampliação dos saberes em seus territórios.

Acreditando que os professores são os maiores vetores de transformação social, a FLUPP apoia projetos voltados para os educadores dos 39 municípios do Vale do Paraíba. O Seminário é uma das iniciativas focadas em melhorar a qualidade da Educação, assim com o projeto VIM Encantar e o Prêmio FLUPP de Educação, que reconhece boas práticas educacionais.

Qualidade da educação infantil

O Brasil ainda não possui um sistema nacional de avaliação da qualidade da educação infantil que possibilite averiguar como anda o atendimento nessa etapa da Educação Básica. No entanto, considerando que a qualidade do atendimento está vinculada à formação dos professores, pode-se dizer que têm mais chance de ofertarem um atendimento de qualidade os profissionais que recebem formação continuada de qualidade, ou seja, com duração prolongada, em turmas pequenas, realizada dentro do período de trabalho e baseada em situações concretas da realidade escolar.

De acordo com levantamento prévio da FLUPP junto aos municípios que participam do projeto VIM Encantar (que oferta formação continuada para os profissionais da Educação Infantil) entre 13 cidades pesquisadas, apenas seis municípios realizavam formações específicas para as equipes da Educação Infantil.

Nesse contexto, os municípios ficam dependentes de parcerias externas como projetos em colaboração com o governo federal e governo estadual para formação das equipes, ou mesmo projetos com organizações do terceiro setor, como a FLUPP.

"A maioria dos municípios ainda não reserva parte do orçamento para contratar formadores externos ou contar com profissionais da educação infantil que tenham especialização, mestrado ou doutorado na equipe técnica da secretaria. Essa seria a melhor forma de garantir formação adequada aos professores para avançar a qualidade da educação infantil," explica Silvia.

Acesso à educação na primeira infância no Vale do Paraíba

De acordo com o levantamento feito pelo MEC “Retrato da Educação Infantil” o Vale do Paraíba possuía pelo menos 4979 crianças entre 0 e 3 anos aguardando vaga nas creches da região em 2024.

A matrícula na creche não é obrigatória, no entanto ela é um direito das famílias e das crianças que procuram o atendimento. "Os municípios deveriam ofertar o atendimento para as famílias que tivessem interesse, mas o acesso à creche segue sendo um desafio na região do Vale do Paraíba," explica a diretora da FLUPP.

Atualmente apenas três municípios possuem escolas com vagas para bebês desde o nascimento. A maioria oferece vaga em creche apenas para crianças maiores, sendo que dois municípios da região oferecem apenas a pré-escola.

Abaixo a distribuição dos municípios do Vale do Paraíba e a idade mínima para fazer a matricula:

2 municípios não ofertam nenhuma vaga em creche (para as crianças entre 0 e 3 anos e 11 meses): Redenção da Serra e Natividade da Serra

3 municípios oferecem vagas para crianças desde o nascimento: São José dos Campos, Bananal e Cunha

18 municípios oferecem vagas na creche para crianças a partir de 3 ou 4 meses:

Jacareí, Lorena, São José do Barreiro, Guaratinguetá, Taubaté, Ubatuba, Silveiras, Queluz, Cruzeiro, Tremembé, Paraibuna, Caraguatatuba, Cachoeira Paulista, Pindamonhangaba, Santa Branca, Igaratá, Campos do Jordão, Caçapava

10 municípios oferecem vagas para crianças a partir dos 6 meses

Roseira, Jambeiro, Piquete, Canas, Lavrinhas, Santo Antônio do Pinhal, Monteiro Lobato, São Sebastião, São Bento do Sapucaí

3 municípios oferecem vagas para crianças a partir de 1 ano

São Luís do Paraitinga, Ilhabela e Potim

2 municípios oferecem vagas para crianças acima de 3 anos, somente no último ano da creche.

Lagoinha e Areias

VEJA PROGRAMAÇÃO:

7h40

CREDENCIAMENTO E CAFÉ DA MANHÃ

8h30

ABERTURA (boas-vindas)

8h40

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APRENDER É UM DIREITO DE TODOS

Katia Cibas

Formadora e palestrante do Instituto Rodrigo Mendes.

Graduada em Psicologia pela Universidade Braz Cubas com Especialização em Educação Inclusiva e em Atendimento Educacional Especializado, além de ampla experiência em gestão pública.

Instituto Rodrigo Mendes

Fundado há 30 anos, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos cuja

missão é colaborar para que todas as pessoas com deficiência tenham acesso a uma Educação de qualidade em escolas inclusivas.

Seus projetos têm como público-alvo educadores, gestores escolares, equipes de secretarias de Educação e familiares de estudantes. As iniciativas do Instituto estão organizadas em uma arquitetura de programas estruturada em três pilares: produção de conhecimento, formação e advocacy. Ao longo de sua trajetória, o IRM já formou mais de 115 mil educadores em todo o território nacional, impactando cerca de 2 milhões de estudantes.

9h30

MESA DE BOAS PRÁTICAS

O VIM Encantar é um projeto de formação de coordenadores pedagógicos a partir da reflexão sobre a prática para a construção de novos fazeres. Selecionamos três experiências bem sucedidas de educadoras envolvidas na formação para compor essa mesa:

Ana Cristina Limongi de Jacareí; Elizandra Gonçalves de Guaratinguetá e Laureane Moreira de Caçapava.

Mediação: Diva Freire (Coordenadora do VIM Encantar e formadora pela Escola de Educadores)

11h00

O que você quer ser quando crescer?

Daniel Munduruku - Escritor, professor e ativista indígena, Daniel Munduruku tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a Educação e a valorização das culturas originárias. Pertencente ao povo Munduruku, é autor de 65 livros. Vive em Lorena (SP), onde é Diretor-Presidente do Instituto Uka e do selo Uka Editorial. É graduado em Filosofia, com licenciaturas em História e Psicologia, mestre e doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Linguística pela UFSCar. Recebeu

prêmios como o Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, o Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras e o Tolerância da UNESCO.

12h00

Almoço

13h30

OFICINAS SIMULTÂNEAS

(confira a descrição abaixo)

15h30

Intervalo

16h00

APRESENTAÇÃO DO CORAL HELIÓPOLIS

O Coral Heliópolis faz parte da frente pedagógica do Baccarelli, instituição que atende crianças e jovens por meio da Educação e cultura, com turmas de canto coral, ensino coletivo e individual de instrumentos e dança na comunidade de Heliópolis, em São Paulo. O programa promove o desenvolvimento pessoal e de valores para a vida em sociedade, com um repertório diversificado que inclui música brasileira e internacional, tanto popular quanto erudita.

16h50

Encerramento


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.