Por Vinicius Assis Em RMVale

Unitau anuncia volta das aulas presenciais práticas a partir do dia 1° de junho

A decisão será discutida entre a administração da universidade e o Diretório Central de Estudantes nesta quinta-feira

Arquivo/Meon
Arquivo/Meon
Os alunos também divergem sobre o tema


A Unitau (Universidade de Taubaté) divulgou na última terça-feira (19) o ato executivo que permite a volta das aulas presenciais para disciplinas práticas, com aula em laboratório, por exemplo, a partir do dia 1° de junho. Já na próxima segunda-feira (25) está prevista a volta as atividades presenciais com previsão de prática profissional e de prática profissional em estágio, dos cursos da área de biociências. A decisão ainda depende da aprovação da Pró-reitoria de graduação, que vai discutir o assunto com representantes dos alunos.

De acordo com o ato administrativo publicado pela reitora da universidade Nara Lucia Perondi Fortes, as atividades presenciais práticas voltam na próxima segunda. Ainda assim, os diretores de departamento que disponham dessas atividades práticas, como estágio supervisionado, devem apresentar um planejamento e um cronograma das atividades que serão desenvolvidas. Já as aulas presenciais que tenham teor prático para a graduação devem voltar no dia 1° de junho.

Mesmo ligada a prefeitura de Taubaté, a Unitau é uma autarquia, o que concede autonomia administrativa a ela. A decisão de voltar as aulas vai contra o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da prefeitura da cidade, que suspendeu as aulas por tempo indeterminado.

De acordo com o DCE (Diretório Central de Estudantes) da Unitau, a decisão só vai entrar realmente em vigor caso a Pró-reitoria de graduação da universidade aprove a medida. A presidente do DCE Paloma Borges informou que vai discutir a decisão em uma reunião nesta quinta-feira (21) com a administração da Unitau.

Em uma rede social, o DCE informou que “O ato permite a volta, mas não determina que seja realizada”. E ressaltou que a decisão ainda não está oficializada. “isso (volta as aulas presenciais) só será possível após a aprovação da Pró-reitoria de graduação”.

A decisão do retorno as atividades práticas também dividiu os alunos. Isadora Pereira, aluna do 12° semestre de Medicina, concorda com a volta nos moldes proposto pela Unitau. “O ato prevê apenas estágios supervisionados, a grande maioria cursos da saúde. Nós somos linha de frente não tem sentido ficarmos em casa e atrasarmos a formação”. Afirma a aluna que também justifica o posicionamento “Estão precisando de médico, como vamos atrasar nossa colação?”.

Por outro lado, para o aluno Theo Silva, do 7° semestre de jornalismo, a decisão é errada e perigosa para os envolvidos. “É questão de bom senso e saúde pública mesmo, voltar as aulas é assinar um atestado de colocar tanto os alunos quanto os professores em risco”. E também justifica “No Brasil os números da doença já são astronômicos, não da pra arriscar aumentar ainda mais”. Finaliza o aluno.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.