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Veja como manter currículo atrativo para as empresas

Perfil atualizado no LinkedIn também aumenta chances de ser chamado para entrevista

Escrito por Meon

13 JUN 2022 - 14H35

O currículo tradicional não é mais o único caminho para conectar empresas e candidatos, mas ainda é visto pelos recrutadores como documento chamariz. Por isso, ter um currículo preenchido de maneira assertiva e manter um perfil completo e atualizado no LinkedIn são ações fundamentais para aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.

O item “objetivo” é o ponto chave do CV e deve ser preenchido de forma sucinta com o nome da vaga e área em que o candidato deseja atuar. Ao apresentar as experiências, é adequado selecionar as mais recentes, indicar o cargo de cada uma, o nome da empresa, o mês e o ano de entrada e saída e descrever quais eram as atribuições. Quem faz o alerta é a mentora de carreira e liderança, Carol Ribeiro Guerra, da POP RH, empresa de Pindamonhangaba especializada em recursos humanos. “É sempre importante lembrar: menos é mais. Não há necessidade de exagerar na quantidade de informações. Ainda vemos currículos com o endereço completo ou número de documento, como RG ou CPF. Os selecionadores não precisam de dados como esses para dar andamento ao processo seletivo”, afirmou.

Rede profissional

Quanto ao LinkedIn, é preciso preencher os dados de forma que o perfil expresse o objetivo da carreira e entre no radar dos recrutadores. Da foto de perfil à imagem de capa e título, tudo é analisado. Se a pessoa estiver em busca de recolocação, por exemplo, é válido utilizar o selo “Open to Work”. “O LinkedIn é uma vitrine tanto paras as empresas, que acompanham as movimentações dos profissionais, como para as pessoas que acompanham as empresas em que gostariam de trabalhar. Quem não é visto não é lembrado, por isso é fundamental manter o LinkedIn em movimento da forma correta, como uma rede social profissional”, ressaltou.

Com tantas transformações no mundo do recrutamento, a competência mais valorizada também mudou. De acordo com a especialista, o cenário da pandemia da Covid-19 tornou o perfil autogerenciável um dos mais desejados pelas empresas, sobretudo as que mantém as operações no formato home office ou híbrido. “É uma das competências que estão em alta, junto com a resiliência, que é a característica de você se adaptar às situações repentinas do dia a dia. Então, além de saber como se apresentar por meio do currículo e o LinkedIn, é também importante buscar se adaptar a essas competências”, concluiu.

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Por Meon, em RMVale

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