vale do paraiba

Programa Viver Melhor inicia melhorias habitacionais em São José dos Campos

Os primeiros atendimentos começaram na Comunidade Antonio Aleixo

Escrito por Rubens Baracho

26 NOV 2025 - 16H00

PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), deu início nesta semana às ações do programa Viver Melhor, iniciativa do Governo do Estado que prevê melhorias habitacionais em imóveis de núcleos urbanos já regularizados.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Na segunda-feira (24), representantes do Município e técnicos da CDHU participaram de uma reunião estratégica para definir a atuação conjunta durante as visitas às moradias. O objetivo é identificar famílias que vivem em áreas regularizadas, mas que não possuem condições financeiras de realizar reformas necessárias para garantir condições adequadas de habitabilidade.

As primeiras ações de campo começaram na Comunidade Antonio Aleixo, na região sul da cidade. Acompanhadas por uma liderança comunitária, as equipes realizaram a abordagem social, etapa inicial responsável por coletar informações sobre a realidade de cada família e avaliar a necessidade de intervenção.

Após essa fase, os imóveis selecionados receberão nova visita de uma equipe técnica especializada, que fará o diagnóstico detalhado das melhorias necessárias — como reparos estruturais, reformas internas, consertos de cobertura e adequações de segurança.

Processo de contratação

Com os diagnósticos concluídos, os projetos seguirão para a CDHU, que iniciará o processo licitatório. A estimativa é que essa etapa leve de 90 a 180 dias, prazo necessário para contratar as empresas responsáveis pela execução das obras.

As intervenções serão realizadas por meio de investimento a fundo perdido, ou seja, sem custos para os moradores e sem impacto financeiro para a Prefeitura.

O programa Viver Melhor tem o objetivo de promover qualidade de vida, garantir segurança e melhorar as condições de moradia de famílias vulneráveis que vivem em áreas já legalizadas. A previsão é que novas comunidades do município recebam as equipes ao longo dos próximos meses.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em vale do paraiba

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.