Com 186 coreografias de 18 cidades brasileiras, a 35ª edição do Festidança, um dos maiores festivais de dança do país, começa nesta sexta-feira (5) em São José dos Campos. O evento, com o tema “Cidade em Movimento”, será realizado até 13 de setembro e tem entrada gratuita.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Ao todo, 90 coreografias serão apresentadas por grupos locais. A novidade deste ano é o retorno ao formato competitivo, que visa incentivar a criação coreográfica e promover o intercâmbio cultural entre profissionais de todo o país.
A abertura ocorrerá às 20h, no Teatro Municipal, com os espetáculos “Batucada”, do Ballet Stagium, e “Samba e Amor”, da Cia de Dança de São José dos Campos. Os ingressos para a abertura poderão ser retirados a partir desta quarta-feira (3), pelo site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). O encerramento, no dia 13, também às 20h, terá o espetáculo “A lenda das Cataratas”, da Curitiba Cia de Dança.
Capital da dança
Ao longo de seus 35 anos, o Festidança consolidou São José dos Campos como um importante polo da dança. Espetáculos, workshops, mostras e intervenções ocorrerão em dez espaços públicos da cidade, abrangendo estilos que vão do clássico ao contemporâneo e urbano. Parte da programação exige reserva prévia de ingressos pelo site da FCCR, mas muitas atividades seguem abertas ao público sem necessidade de inscrição.
Além das apresentações em teatros e centros culturais, o festival também levará coreografias a locais públicos, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura em diversos pontos da cidade.
Programação em destaque
Sexta-feira (5): Ballet clássico avançado, street dance, bate-papo com Marika Gidali e abertura oficial do festival com “Batucada” e “Samba e Amor”.
Sábado (6) e domingo (7): Oficinas, técnicas avançadas, seminários criativos e mostras competitivas de ballet, dança contemporânea, jazz e estilo livre.
Durante a semana (8 a 12): Workshops de funcional, dança do ventre, Zouk, house dance, sapateado e street dance, além de mostras comentadas e apresentações de artistas independentes.
Sábado (13): Encerramento com batalha de street dance, palestras sobre inteligência emocional e o espetáculo “A lenda das Cataratas”.
Três dias sem celular podem alterar atividade cerebral, aponta estudo
Pesquisa mostra possíveis ganhos no humor e no sono
São Paulo registra queda de 86% nos focos de incêndio em agosto
Monitoramento mostra redução histórica de queimadas
Embraer tem 45 vagas para mestrado em Engenharia
Aprovados terão bolsa de R$ 5 mil
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.