Durante a pandemia, os clubes de leitura migraram para o digital e, com isso, muitas pessoas descobriram o prazer de discutir conversar livros, mesmo à distância. Agora, com o retorno das atividades presenciais, os clubes estão voltando com força total, ocupando livrarias, cafés e até espaços culturais em bairros e escolas. E o ato de ler em grupo, cara a cara, tem se mostrado mais relevante do que nunca.
Mais do que ler o mesmo livro, os clubes presenciais oferecem algo que faltou a muita gente durante o isolamento: conexão humana. Participar de um clube de leitura é, hoje, um momento para trocar ideias, sair da rotina, expressar opiniões, fazer amizades e até discutir temas difíceis por meio da literatura — tudo isso longe da internet!
Segundo livrarias e centros culturais, como a Livraria da Travessa (RJ, SP, Brasília), Quatro Cinco Um (SP), Biblioteca Nacional de Brasília, entre outros, o público aumentou e a procura por eventos literários tem crescido nos últimos dois anos. O destaque vai principalmente para mulheres entre 20 e 40 anos e estudantes do ensino médio. Além disso, muitos clubes de leitura estão sendo organizados por jovens em bibliotecas comunitárias, coletivos independentes e grupos de amigos que querem retomar o hábito de ler com mais frequência.
Outro fator que incentiva esses encontros é a busca por bem-estar emocional. O hábito da leitura em grupo pode criar vínculos (e até fortalecê-los), estimular o pensamento crítico e acolher o leitor. Em muitos desses clubes, a leitura vai além do livro: torna-se um espaço para conversar sobre saúde mental, política, identidade e cotidiano — sempre a partir das histórias lidas.
E não é preciso ser especialista para participar. Os clubes atuais costumam ser abertos e informais. Basta gostar de ler — ou estar pronto para começar. Alguns clubes se reúnem mensalmente, lendo aos poucos. Outros preferem ler trechos durante os encontros, o que facilita a participação de quem tem pouco tempo.
Lívia Mazzariol Bastos - Colégio Moppe
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.