Alunos

Atypical: série da netflix que mostra a vida de um adolescente autista

Resenha

ANA CLARA FONSECA (1) (Arquivo Pessoal)

Escrito por Ana Clara Fonseca

20 JUL 2021 - 09H48

Foto: Reprodução

Sam Gardner é um adolescente de 18 anos que foi diagnosticado com a síndrome de Asperger, um grau leve de autismo aos quatro anos. A série narra os desafios que Sam enfrenta, normais para todos as pessoas que estão saindo da adolescência e entrando na fase adulta, mas para o protagonista elas podem ser ainda mais complicadas.

O jovem é apaixonado por pinguins e pela Antártida e encontra em seus desenhos um conforto dos desafios que lida diariamente. Sam termina o ensino médio com excelentes notas e ingressa na universidade de Danton, no programa de iniciação científica artística e encontra desafios com a adaptação ao local, novos horários e para fazer amigos. Mas é na faculdade que Sam encontra seu propósito e decide que precisa conhecer a Antártida e estudar os pinguins mais a fundo.

O protagonista da série tem uma irmã mais nova, Casey de 15 anos, ela enfrenta as dificuldades de entrar no ensino médio em uma escola privada de altos padrões de ensino e ainda lidar com a pressão para ir bem em suas corridas. Casey durante a série se assume bissexual e tem medo da reação dos seus país, que quando descobrem lidam com a temática muito bem, aceitam e confortam a garota e apoiam seu namoro com sua melhor amiga, Izzie. Casey tem uma relação muito boa com seu irmão e o ajuda em diversos momentos. A jovem também precisa lidar com a ansiedade que adquiri durante essa fase de sua vida.

Os pais de Sam e Casey, são Doug e Elsa, ambos têm um afeto muito grande por seus filhos e ajudam os jovens a lidar com os desafios da vida em diversos momentos. Elsa é retratada com uma mãe bem apegada os filhos, que os controla e mima em excesso e tem dificuldade em ver eles crescendo e sendo independentes. Já Doug é retratado como um pai que dá muita liberdade a seus filhos e fica feliz com o amadurecimento deles.

O casal enfrenta dificuldades após uma traição de Elsa e a preocupação que o divórcio poderia trazer para seus filhos, entretanto se reconciliam e permanecem juntos.

Sam tem uma namorada, Paige, que é animada e motivada, desde o início da série ela sabe tratar e ajudar o Sam e se importa com ele e com seus sonhos. O protagonista tem um melhor amigo, Zahid, um jovem indiano que trabalha com o Sam e leva a vida com tranquilidade até que descobre um câncer quem o faz amadurecer e tomar decisões difíceis.

A série conta com 4 temporadas e trata de forma humorística temas muito importantes que muitas vezes não são tão vistos, como a dificuldade que a maioria das pessoas tem para lidar com pessoas autistas, o bullying sofrido por portadores do espectro, a causa LGBTQIA+, o preconceito com imigrantes e mostra o amadurecimento de todas as personagens e principalmente do Sam. A série mostra formas de lidar com os temas descritos acima com muita importância e seriedade.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Grupo Meon. 

Escrito por
ANA CLARA FONSECA (1) (Arquivo Pessoal)
Ana Clara Fonseca

1º ano do Ensino Médio - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.