Meon Jovem

Injustiça no Futebol

Goleiros recebem bem menos que os outros ateltas em campo

Escrito por Meon

10 JUL 2025 - 17H47

Reprodução

Desde que o futebol foi criado, há uma certa injustiça quanto aos salários dos goleiros. Normalmente, eles recebem bem menos em comparação aos demais jogadores.

A situação é tão complicada que muitas vezes, os goleiros recebem menos que os reservas de linha, mesmo eels estando como titulares. Segundo Cristiano Alberto de Jesus, mais conhecido como Chico, ex-goleiro profissional que jogou pelo Botafogo (RJ), Taquaritinga, Comércio, São José e Clube Atlético Joseense, ele já passou pela situação de receber menos e até de não receber. Inclusive, esse é um dos motivos pelos quais decidiu não seguir carreira profissional.

O goleiro é um jogador diferenciado do restante do time porque joga em uma posição diferente, tem um treinamento específico e desempenha uma função muito distinta dos demais. Isso causa a sensação de que ele pode ser inferior, mesmo que todos saibam que ele é um jogador igual.

Em uma posição de risco, o goleiro fica exposto a choques ou impactos fatais. Um exemplo disso foi um dos melhores goleiros da história, o Petr Čech, que sofreu uma joelhada na cabeça, teve que passar por uma cirurgia no crânio e passou a usar capacete para se proteger. O caso do goleiro Bert Trautmann é outro exemplo. Ele viveu uma história difícil de acreditar: em 1956, na final da Copa da Inglaterra entre Manchester City e Birmingham, nos minutos finais, ele quebrou o pescoço e jogou por 17 minutos naquela condição. E ainda assim, conquistou o campeonato. Mas, infelizmente, goleiros já morreram durante partidas.

Num jogo, todos erram, mas a falha do goleiro é mais aparente e decisiva. Ele é mais cobrado por seus erros, não apenas pelo time e pelo técnico (o que é normal, quando na medida certa), mas também pela imprensa e pela torcida. Não que os jogadores de linha não sejam cobrados, mas a falha do goleiro costuma ter mais destaque, exigindo dele uma margem mínima de erro.

Benício Strazzieri Manço - 7º ano - Colégio Moppe

Reprodução
Reprodução
Meon Jovem



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Jovem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.