RMVale

SJC: Homem é condenado a 24 anos de prisão por assassinar professor

Júri popular reconheceu homicídio qualificado e furto

Escrito por Meon

26 SET 2025 - 10H30

Divulgação/Semil

Um homem foi condenado a 24 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato do professor Edson Petronilo Machado da Silva, de 52 anos, em São José dos Campos. O julgamento em júri popular aconteceu nesta quinta-feira (25).

O réu, identificado como Cícero Valdick Lima Vital Ferreira, foi considerado culpado por homicídio qualificado e furto qualificado. O crime ocorreu em 17 de setembro de 2024, no apartamento da vítima, localizado no Jardim Aquarius. Cerca de 20 dias após a morte, Cícero foi preso no Paraná.

Motivo fútil e meio cruel

Segundo a sentença, os sete jurados concordaram que o homicídio foi praticado por motivo fútil, com meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

O juiz Milton de Oliveira Sampaio Neto destacou a crueldade do crime, sobretudo pelo fato de réu e vítima serem amigos:

“O réu e a vítima eram amigos e, dentro do apartamento em que ela residia, aplicou-lhe seguidos golpes, fazendo com que ela perdesse os sentidos. Em seguida, o réu colocou a vítima sobre o sofá, amarrou-a com guias e cabos elétricos e colocou um cobertor sobre seu corpo para evitar que o fato fosse revelado. Ato contínuo, apossou-se de pertences do ofendido, inclusive seu automóvel, no qual empreendeu fuga.”

Além de matar o professor, Cícero furtou o carro da vítima, um celular, um relógio de pulso, um boné e ainda realizou transferências e compras com o cartão bancário de Edson, somando R$ 670,40.

Condenação

Na decisão, a Justiça fixou a pena em 24 anos de reclusão e 13 dias-multa. O réu permanece preso e não poderá recorrer em liberdade.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.