RMVale

Ilhabela promete ir à Justiça pela municipalização da travessia de balsa

Atualmente, as travessias são operadas pelo Departamento Hidroviário, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

04 DEZ 2021 - 15H03

Prefeitura de Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), defendeu que o serviço de travessia de balsa seja municipalizado. Atualmente, as travessias são operadas pelo Departamento Hidroviário, órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes.

Leia MaisTaubaté comemora 376 anos com show de Diogo Nogueira neste final de semanaGuará tem Cantatas de Natal na programação de fim de anoClássicos das ceias de final de ano estão mais caros na RMValeSão José fecha a segunda semana da pré-temporada e espera mais jogadoresNa terça-feira passada (30), o Governo de São Paulo publicou no Diário Oficial o edital para a concorrência internacional da concessão do Sistema de Travessias Litorâneas. A travessia entre São Sebastião e Ilhabela está incluída.

O investimento previsto é de R$ 272 milhões ao longo de 30 anos de contrato. O leilão está previsto para 30 de março de 2022, na sede da B3 (bolsa de valores), na capital paulista.

“Não fomos ouvidos em nenhum momento do processo. Não adianta falar que vão aumentar embarcações e viagens se nem estão levando em conta o sistema viário de Ilhabela. Estamos preparando um Plano de Cargas e nosso objetivo é limitar o número de veículos na Ilha. A gente entende que Ilhabela, como arquipélago, não tem como receber todos que queiram vir para cá. Queremos montar um sistema que o turista garanta sua entrada com antecedência, limitando o número de pessoas e carros”, afirmou Colucci.

Segundo o estado, a empresa que vencer a concessão terá que realizar 51 viagens nos dias úteis e 77 nos fins de semana na travessia entre São Sebastião e Ilhabela, após um ano da assinatura do contrato.

Atualmente, 42 viagens diárias são realizadas. Nos meses de maior movimentação, a concessionária terá que realizar, no mínimo, 71 viagens nos dias úteis e 97 nos fins de semana.

“Vamos entrar na Justiça para brigar contra isso e contra essa atitude do governador João Dória. Pedi uma atenção especial, mas parece que o Estado quer mesmo vender esse sistema. O governador tem que ouvir o Litoral Norte na questão da travessia, especialmente Ilhabela”, acrescenta o prefeito.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.